Guedes diz que 2ª onda de covid-19 não é preocupação agora

 ministro da Economia, Paulo Guedes, disse nesta quinta-feira (29) que o governo trabalhará de forma decisiva se houver uma 2ª onda de covid-19, como ocorre na Europa e nos Estados Unidos. Mas, segundo ele, a gestão Bolsonaro não trabalha com essa perspectiva.

“O que vemos no momento é a doença descendo, a economia voltando, o auxílio emergencial aterrissando e vamos atacar os problemas do desemprego em massa“, afirmou.

Guedes disse que a única solução para a doença é a vacina. Até que seja criada e tenha autorização das agências de vigilância sanitária, afirmou ser necessário avançar com reformas econômicas encampadas pelo governo, como a PEC do pacto federativo e a PEC Emergencial. Segundo o ministro, essas reformas ajudarão o país e a ter mais fôlego para enfrentar uma eventual 2ª onda da doença, em 2021.

“A dívida bruta já caminha para 100% do PIB, mas se houver uma 2ª onda daremos resposta e encontraremos os recursos necessários. É como uma guerra, e se a guerra durar 3 anos vamos enfrentar, mas esse não é o plano A”, disse.

As declarações de Guedes foram durante participação em sessão na comissão mista da covid-19 no Congresso.

A 2ª onda de casos de covid-19 assola os Estados Unidos e parte da Europa. A última quarta-feira (28) foi marcada pelo anúncio de medidas restritivas nas regiões.

Na França, por exemplo, viagens estão banidas. Saídas de casa só serão autorizadas por razões essenciais de trabalho ou médicas. Negócios não essenciais, como restaurantes e bares, serão fechados.

Na Alemanha, bares, restaurantes e academias fecham a partir da próxima semana. Reuniões são limitadas a 10 pessoas. Escolas e creches seguem abertas.

Veja também: Procura por vacina contra pólio está baixa em MS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *