Atividade industrial tem forte alta em setembro, diz CNI

A Sondagem Industrial, divulgada nesta segunda-feira (26) pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), mostra que com o aumento de contratações na indústria, a atividade industrial teve uma alta no mês de setembro.

A UCI (Utilização da Capacidade Instalada) ficou em 72% em setembro, aumento de 1 ponto percentual em relação a agosto. O índice de UCI efetiva em relação ao usual ficou em 50,4 pontos. Ao se situar acima da linha divisória de 50 pontos, o indicador mostra que a atividade industrial está aquecida. Desde novembro de 2010, quando registrou 50,5 pontos, o índice não mostrava aquecimento excepcional da atividade industrial.

A sondagem industrial foi realizada com 1.881 empresas –sendo 734 pequenas, 674 médias e 473 de grandes, de 1º a 14 de outubro.

O índice de evolução da produção atingiu 59,1 pontos no mês passado, bem acima da linha divisória de 50 pontos. A alta da produção foi acompanhada também de mais contratações. A ociosidade do parque industrial está em queda e a intenção dos empresários em investir subiu pelo 6º mês consecutivo.

O índice do número de empregados alcançou 55,3 pontos, 1,5 ponto superior ao registrado em agosto. É o maior valor da série histórica mensal, iniciada em janeiro de 2011. Apesar da alta expressiva, o segmento não recuperou as quedas dos meses de março, abril e maio –período em que estiveram vigentes as mais rigorosas medidas de isolamento social devido à pandemia.

Os índices variam de 0 a 100, sendo que valores acima dos 50 pontos refletem crescimento da produção e do emprego. E quanto mais distantes da linha divisória de 50 pontos, mais forte e mais disseminado é esse crescimento entre as empresas industriais.

“A atividade industrial de setembro se mostrou 1 ponto fora da curva para o mês. Nesse mês [setembro], podemos observar com clareza o processo de recuperação da economia, a alta de demanda e a necessidade de repor os estoques, que seguem baixos”, disse o gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo.

*Com informações do Poder 360

Veja também: Crédito bancário sobe pelo 5º mês consecutivo em setembro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *