Operação da PF mira desarticular esquema de contrabando

Nesta sexta-feira (23) foi deflagrado, pela Policia Federal, a Operação Free Pass com o objetivo de desarticular uma organização criminosa de contrabando de cigarros que operava na fronteira do Paraguai e possuía articulações nos Estados do Mato Grosso do Sul e Paraná.

Segundo informações do portal O Pantaneiro, a investigação se iniciou após apreensão de uma carga de cigarros contrabandeados, ocorrida no município de Mundo Novo. Sendo assim foi apurado a existência de uma associação criminosa integrada por um servidor da Receita Federal lotado na Alfândega em Mundo Novo, cuja função era vigiar os demais colegas e informar aos contrabandistas os momentos em que estes poderiam passar pela Alfândega da Receita Federal sem serem revistados.

O nome Free Pass deve-se ao fato de que se tratava de um “passe livre” (‘free pass’ em português) aos contrabandistas integrantes do grupo criminoso.

 Até então aproximadamente 25 policiais cumprem cinco mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal de Naviraí, em endereços localizados nos estados de Mato Grosso do Sul e Paraná.

Por fim a Polícia Federal ressalta que, em razão da situação de pandemia da COVID-19, foi planejada uma logística especial de prevenção ao contágio, com distribuição de EPIs a todos os envolvidos na missão, a fim de preservar a saúde dos policiais, testemunhas, investigados e seus familiares.

Veja também: Relicitação da BR-163 pode ser lançada até dezembro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *