Mato Grosso do Sul teve pior período de seca do país

Setembro foi mês crítico, com 24,08% do território em seca extrema

Mato Grosso do Sul passou pelo pior período de seca já registrado no mês de setembro. De acordo com Monitor de Secas, que é coordenado pela ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico), o Estado registrou seca em 100% de seu território desde o mês de julho. Já em setembro, 24,08% do território do sul-mato-grossense estava classificado como seca extrema. O dado é o maior percentual de seca extrema de setembro, deixando o MS como o estado com a pior situação de seca do país

A última atualização do Monitor de Secas aponta que houve desvios negativos da chuva trimestral nas faixas norte e central do Estado, o que agravou a situação de seca a curto prazo. Desta forma, houve uma expansão da área seca grave no centro-norte e no noroeste do Estado. Essa mudança levou ao aumento na área de seca, passando de 1,28%, em agosto, para 24,08%, em setembro. O impactos devem continuar a longo prazo no sul e sudeste.

O mês de setembro costuma ser seco em grande parte do Centro-Oeste, Sudeste, Nordeste. Os períodos de chuva são mais curtos, registrando volume de chuva inferior a 30 mm.

O agravamento, entre agosto e setembro, foi registrado em outras 11 unidades da federação. São elas: Alagoas, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Sergipe e Tocantins.

Mato Grosso do Sul liderou com seca extrema na maior área territorial. Na sequência veio o Paraná (8,6%) e Minas Gerais (2,92%).

Chuva chega em MS

As chuvas volumosas em Mato Grosso do Sul finalmente estão chegando. Conforme a meteorologista do Cemtec-MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), Franciane Rodrigues, as chuvas estão chegando de forma progressiva após um longo atraso.

“As chuvas não estão bloqueadas em Mato Grosso do Sul, elas só estão ocorrendo de forma isolada e gradativa. Desde 6 e 7 de outubro, MS vem registrando pancadas de chuvas em todas as regiões. Foram registrados até mesmo estragos em algumas cidades do interior do Estado, muitos deles provocados por ventanias e volume intenso”, reiterou.

No período de 1 a 18 de setembro não ocorreram chuvas no Estado devido à atuação do anticiclone, comum nessa época do ano. A condição de anticiclone foi responsável por manter o tempo seco e de temperaturas elevadas em MS.

Apenas entre os dias 19 a 22, a massa de ar seco teve leve enfraquecimento, o que permitiu a formação de nuvens de chuva no Estado.

Conforme os dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), nos últimos 15 dias, o Estado já registrou, em média, aproximadamente 40 mm de acumulados.

A meteorologista salientou que, só neste mês, Campo Grande teve 79,4 mm de chuvas acumuladas, o que representa 52% da média esperada. A umidade relativa do ar em elevação em conjunto com um maior número de nuvens no céu indicam que as temperaturas devem ficar dentro da média esperada para a primavera.

De acordo com Franciane, estamos em um momento de intensificação dos canais de umidade para o favorecimento de chuvas. “Daqui para frente, espera-se pancadas de chuvas isoladas no período da tarde, favorecido pela temperatura e umidade local”, explicou. Chuvas mais volumosas são esperadas para o final do mês, com possibilidade de alagamentos, ventos fortes e granizos, conforme a meteorologista do Cemtec-MS.

(Texto: Amanda Amorim com Mariana Moreira)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *