A crise sanitária provocada pela COVID-19 afetou um dos principais setores da sociedade, a educação. A preocupação das secretarias neste momento é em relação à evasão escolar. Conforme a Semed (Secretaria Municipal de Educação), quase todos os alunos matriculados no ensino público de Campo Grande participam das aulas on-line e realizam as atividades remotas.
O levantamento foi realizado no segundo Conselho Escolar, em agosto de 2020. A secretaria reiterou que, neste momento, as escolas estão realizando uma busca ativa para verificar a situação dos alunos ausentes, com o objetivo de incentivar a participação das aulas e realização das atividades. Caso seja confirmada a negligência dos pais, o Conselho Tutelar será acionado.
Em relação a aprovação dos alunos no ano letivo de 2020, a Semed afirmou que, ainda está em processo de análise para definir a metodologia a ser empregada. Em novembro, uma nova pesquisa será realizada para diagnosticar por exemplo, qual faixa etária apresentou mais dificuldades no andamento do ensino remoto.
Atualmente, a rede de ensino em Campo Grande, conta com 104 Emeis (Escolas Municipais de Educação Infantil), com aproximadamente 18 mil crianças. As 98 escolas de Ensino Fundamental, atendem quase 109 mil estudantes.
Com as aulas presenciais suspensas desde 18 de março, há duas semanas, a prefeitura da Capital afirmou que o ano letivo de 2020 será encerrado de forma remota, com utilização dos cadernos de atividades. Além disso, a Reme conta com videoaulas no Youtube e na televisão aberta. A programação de ensino é veiculada pelo canal TVE, número 4.2.
Evasão na REE
A situação dos alunos da REE (Rede Estadual de Ensino) é considerada mais preocupante. Conforme o levantamento da SED (Secretaria de Estado de Educação), 33,6 mil alunos do Estado correm o risco de perder o ano letivo.
Dos 210 mil estudantes matriculados nas 345 escolas da rede, 2,1 mil abandonaram as atividades e não foram encontrados para uma explicação. Cerca de 31,5 mil não devolveram o material retirado com as resoluções.
O levantamento realizado através do diário on-line do professor, com uma taxa de participação de 94% dos docentes, constatou ainda que, menos da metade dos estudantes da rede concluiu todas as atividades propostas, por volta de 100 mil alunos. Em 25% dos casos, 52,5 mil alunos desenvolveram parcialmente os exercícios remotos. Acesse outras notícias.
(Texto: Mariana Moreira)