24 outubro 2020, 14:00
Ministério da Saúde realiza Dia D da segunda fase da Campanha de Vacinação contra o Sarampo será neste sábado (30).

Sesau planeja nova ação de imunização em shopping

O “dia D” de vacinação contra a poliomielite e multivacinação mobilizou, neste sábado (17), as 71 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da Capital. No fim do mês, um novo posto de vacinação será montado no Shopping Norte Sul Plaza, uma parceria entre a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) e o Rotary
Club de Campo Grande.

A ação será realizada no próximo sábado (24), quando é comemorado o Dia Mundial de Combate à Poliomielite. Portanto a estratégia é oferecer às famílias um horário mais amplo de vacinação, em um local de fácil acesso, conforme a superintendente de Vigilância em Saúde, Veruska Lahdo.

O titular da Sesau, José Mauro Filho, demonstrou preocupação com a queda no número de imunizações. Conforme o secretário, a falta de memória da população em relação à gravidade da poliomielite, responsável por provocar a paralisia infantil, é um dos fatores responsáveis pela queda na cobertura vacinal.

Em relação aos adolescentes, José Mauro destacou que a falta de vacinação para o HPV (papilomavírus humano) é preocupante por se tratar de uma IST (infecção sexualmente transmissível). “Há diversas campanhas na internet que são contra essa vacina [HPV], e isso prejudica a imunização desses adolescentes que podem iniciar a vida sexual”, frisou.

Meta de vacinação

Para o secretário, é imprescindível que os pais compareçam com os filhos às unidades de saúde para a atualização da cobertura vacinal. Dessa forma a meta da Sesau é imunizar cerca de 48 mil crianças de 12 meses a 5 anos (para poliomielite), além de adolescentes de até 15 anos de idade.

Mãe de quatro filhos, Ana Cristina compareceu à UBSF (Unidade Básica de Saúde da Família) Dr. Syrzil Wilson Maksoud para garantir a imunização contra a poliomielite do filho João Fernando, de 1 ano e 11 meses. “A saúde dos meus filhos são prioridade, vi a campanha pela internet e resolvi já comparecer logo cedo para garantir”, ressaltou.

 

 

(Texto: Mariana Moreira)

Veja também

Quatro UPAs realizarão atendimento infantil neste sábado

As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e os Centros Regionais de Saúde (CRS) realizam atendimento …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *