Município retoma cirurgias eletivas e planeja ampliar atendimento

Procedimentos serão feitos de forma gradativa

O município de Campo Grande está retomando as cirurgias eletivas de forma gradativa. Ontem (14), o Hospital São Julião realizou cinco procedimentos. A unidade foi contratada pela prefeitura em fevereiro, mas estava com os trabalhos suspensos em função da pandemia da COVID-19. A Capital planeja ampliar os atendimentos, inclusive para a realização de cirurgias pediátricas.

No São Julião, são realizadas cirurgias de hérnia e vesícula, mas, para atender a demanda das cirurgias eletivas, o município vai contratar mais dois hospitais. Serão contratados os serviços do Hospital do Pênfigo para atender cirurgias ortopédicas e a Maternidade Cândido Mariano para cirurgias pediátricas de hérnia, fimose e criptorquidia (testículos não descidos).

De acordo com o secretário municipal de Saúde Pública, José Mauro Filho, a contratualização da Maternidade Cândido Mariano já está fechada e serão feitas 60 cirurgias pediátricas até o fim do ano.

“Com o Hospital do Pênfigo, ainda estamos negociando. Já com a Cândido Mariano está tudo certo. Sábado (17), das 8h aos 12h, haverá uma avaliação pré-operatória com 10 cirurgiões pediátricos no CEM [Centro de Especialidades Médicas] para avaliar 100 crianças para que possam ser selecionadas as 60 crianças que irão passar pelos procedimentos”, explicou.

Trabalhos no São Julião

A contratação do Hospital São Julião para realizar 1,2 mil cirurgias, entre hérnia e colecistectomia, custou R$ 2,3 milhões, provenientes de emendas parlamentares. A expectativa é que sejam feitas até 100 cirurgias por mês. A médica cirurgiã, Aurely Fabiana Pereira, explicou que, a princípio, não será realizada a quantidade máxima por mês devido a pandemia. Acesse o conteúdo completo.

(Texto: Rafaela Alves)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *