Safra 2021 deve crescer 7,3% em produção de grãos em MS

Estimativa é de que sejam colhidas 22 milhões de toneladas no ano

Mato Grosso do Sul deverá romper neste ano a barreira de seus recordes na agropecuária. A área plantada deverá avançar 6,6%, chegando a 5,3 milhões de hectares cultivados e uma produção 7,3% superior de grãos em todas as culturas, superando 22 milhões de toneladas de grãos. As previsões otimistas são do 1º levantamento da safra de grãos 2020/21, divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) na quinta-feira (8).

Somente com a soja são esperados 3,3 milhões de hectares plantados neste ano na safra em andamento, crescimento de 11,1% diante do período anterior. A produção estimada é de 12,2 milhões de toneladas de grãos, com avanço de 7,7%. No milho safrinha, a Conab projeta alta de 7,4% na produção da segunda safra que foi encerrada com 9,2 milhões e alta de 7,4%. Os dados foram confirmados pela assistência técnica do Estado.

Brasil No Brasil a produção está estimada em 268,7 milhões de toneladas, superando em cerca de 11 milhões de toneladas o recorde de 257,7 milhões de toneladas da última safra. Aumento de 4,2% diante do recorde obtido na temporada recém-finalizada. O estudo também aponta crescimento na área cultivada, na ordem de 1,3%. A expectativa é de que nesta safra o plantio ocupe cerca de 66,8 milhões de hectares, o que corresponde a 879,5 mil hectares a mais.

A produção de soja é estimada em 133,7 milhões de toneladas e mantém o Brasil como o maior produtor mundial da oleaginosa. A colheita total de milho deve atingir 105,2 milhões de toneladas, também a maior da série histórica – aumento de 2,6% sobre a anterior. 

A área cultivada com arroz deve aumentar 1,6%, mas a equipe da Conab estima que a produtividade pode não ser tão boa quanto a da última safra. Caso se confirme a redução de 4,2% do volume colhido por hectare, a produção nacional de arroz será de 10,885 milhões de toneladas, ajustada ao consumo previsto. As exportações do grão, por sua vez, podem diminuir em cerca de 400 mil toneladas.

(Confira mais na página A8 da versão digital do Jornal O Estado)

Veja mais:

Homem é baleado sete vezes no Jardim Tijuca

Consumidor economizará quase R$ 50 com pesquisa da cesta

“Inferno” marca quem se arrisca para tentar salvar Pantanal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *