Programa contra a fome mundial ganha Prêmio Nobel da Paz

O Nobel da Paz de 2020 foi concedido ao Programa Mundial de Alimentos da ONU (Organização das Nações Unidas), que combate a fome no mundo. O anúncio foi feito pelo Comitê organizador do Nobel nesta sexta-feira (9).

O Programa Mundial de Alimentos é a maior organização humanitária do mundo que trata da fome e segurança alimentar. Atua em situações de emergência e em países afetados por conflitos, onde há mais risco de desnutrição. Em 2019, o programa da ONU prestou assistência para mais de 100 milhões de pessoas em 88 países.

“Com o prêmio deste ano, o Comitê do Nobel deseja voltar os olhos do mundo para os milhões de pessoas que sofrem ou enfrentam a ameaça da fome”, diz a academia sueca em nota. “A necessidade de solidariedade internacional e cooperação multilateral é mais evidente do que nunca.”

Segundo o Nobel, o prêmio foi atribuído ao Programa Mundial de Alimentos “por seus esforços em combater a fome, por sua contribuição para melhorar as condições de paz em áreas afetadas por conflitos e por atuar como uma força motriz em esforços para prevenir o uso da fome como arma de guerra e conflito.”

Segundo a Organização das Nações Unidas, 690 milhões de pessoas passam fome no mundo. A insegurança alimentar aguda afetou 135 milhões de pessoas em 55 países em 2019. A situação piorou com a pandemia da covid-19. Confira mais notícias.

(Com informações: Poder 360)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *