Moradores relatam baixo nível de água na Lagoa Itatiaia

O calor intenso dos últimos dias em Campo Grande, com recorde de 40,8ºC de máxima registrada na quarta-feira (30), em conjunto com a estiagem, tem proporcionado uma visão diferente na Lagoa Itatiaia. É possível notar que a faixa de areia que margeia o lago aumenta a cada dia, e como consequência, o nível da água está mais baixo, de acordo com os moradores da região.

A Capital encerrou o mês de setembro com apenas 4,6 mm de chuvas registradas. O quantitativo representa apenas 5,8% dos 78,4 mm da média histórica de temporais para o período. Com apenas 2 mm e considerada insignificante, a última chuva em Campo Grande foi no dia 20 de setembro. Segundo a estudante Caroline Aguiar, 24 anos, há pelo menos uma semana o nível de água da lagoa tem diminuído consideravelmente. Outro fator de destaque na sua opinião é a falta de cuidado que alguns frequentadores têm com o local. “Costumo vir aqui de manhã, quase todos os dias, e acabo encontrando muito lixo no caminho”, afirmou. 

O representante comercial Márcio Amaral, 51 anos, relatou que há cerca de dez dias tem percebido que a lagoa está “secando”. “Acredito que seja pela falta de chuva. É algo muito triste, porque a água deveria cobrir toda essa parte da areia aqui”, disse. O webdesigner e administrador da página do facebook “Amigos da Lagoa”, Edmar de Matos, 68 anos, reiterou que a situação de diminuição do nível da água e aumento da faixa de areia é preocupante, principalmente pela possibilidade de assoreamento. 

Luciano Amorim, 48 anos, é um dos frequentadores assíduos do local; ele estimou à reportagem que a diminuição do nível de água na lagoa chega a cerca de três a quatro metros nos últimos três meses. 

De acordo com o meteorologista Natálio Abrahão, para que o nível de água na lagoa volte a subir, é preciso que chuvas relevantes sejam registradas no próximo mês. A soma do volume de água é feita se medindo metros quadrados, o que corresponde a um milímetro de volume. “A lagoa possui uma área maior, portanto, para que haja um volume de água relevante, seria necessário, em um único dia, chuva de 50 mm. Ou então uma média ao longo do mês entre 70 mm e 150 mm, isso tudo na região”, explicou. 

A revitalização da Lagoa Itatiaia, no bairro Tiradentes, foi anunciada em julho deste ano, por convênio com a Caixa Federal, bancado por emendas parlamentares. No entanto, segundo o titular da Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos), Rudi Fiorese, a obra só deve começar no ano que vem. 

(Confira a reportagem completa na página A5 da versão digital do Jornal O Estado)

Veja mais: Bolsonaro aumenta a margem do consignado para aposentados do INSS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *