Campanha arrecada alimentos para animais do Pantanal

Em menos de uma semana, campanha que leva o nome “SOS Animais do Pantanal” arrecadou cerca de uma tonelada de alimentos para animais vítimas dos incêndios no bioma. Em Mato Grosso do Sul, a ação está sendo realizada em Campo Grande e Corumbá.

Na Capital, a arrecadação dos alimentos foi na manhã desta sexta-feira (2), na Escola Municipal Eduardo Olímpio Machado, no bairro Choophavila II. Na segunda-feira (5), o grupo vai continuar no mesmo ponto para receber as doações. A campanha arrecada frutas, legumes e ovos que serão levados para Corumbá e distribuídos pela Estrada Parque do Pantanal.

O Pantanal de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul tem sofrido por conta das queimadas. No Estado, os incêndios destruíram 1,4 milhão do bioma. Os animais sofrem com a situação, muitos morrem, outros ficam gravemente feridos e os que sobrevivem podem sofrer por conta da escassez de alimentos. Segundo a professora Jaqueline Gonçalves, voluntária da campanha, os animais estão passando por um período chamado fome cinzenta: “Isso acontece quando o fogo passa queimando tudo, não fica um raminho para comer. Se a gente não der esse suporte eles vão morrer, porque a queimada tomou uma proporção gigante esse ano. Eles têm que andar muito para conseguir alimento ou uma gota d’água e não há ser vivo que aguente a situação que está. Por isso é importante a nossa intervenção”, ressaltou em entrevista para O Estado Online.

Ainda conforme Jaqueline, a população tem participado da ação: “A gente começou a fazer ontem as arrecadações com a comunidade e a população tem dado uma resposta muito positiva. A gente percebe o cuidado, o carinho, são entregues alimentos de ótima qualidade. As pessoas entendem que o Pantanal é importante, que ele é nosso e temos que cuidar”, alertou.

O grupo pede por doações de alimentos de origem vegetal ricos em água, preferencialmente, frutas do cerrado. A campanha deve continuar e, nas próximas semanas, a arrecadação será em dinheiro, “com o dinheiro em conta, a gente consegue passar para nossos parceiros em Corumbá e eles conseguem comprar o que tiver precisando para demandas em campo. Ás vezes precisa comprar peneira para os voluntários, ou água para quem vai trabalhar. Como já arrecadamos bastante alimentos, vamos focar nisso”, concluiu Jaqueline.

Mais informações sobre a campanha “SOS Animais do Pantanal” podem ser obtidas pelo telefone (67) 98132-6290.

Confira o vídeo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *