31 outubro 2020, 15:54
Reprodução/Internet

Briquedoteca online é opção para crianças durante pandemia

Atividade desenvolvida pelos cursos de Pedagogia e Psicologia da Estácio Campo Grande é aberta para toda a comunidade

Necessidade de isolamento social, escola remota, home office, crianças com os pais o dia inteiro… a lista de atividades extras que vieram com a pandemia não é pequena e, em meio a tanto caos, pais e mães acabam precisando se reinventar para tirar os filhos da monotonia.

Foi pensando nisso que professores e alunos da Estácio Campo Grande adaptaram o projeto da brinquedoteca, que já existia presencialmente antes da pandemia, para o online.

A ideia da brinquedoteca online é estimular as crianças a brincarem. Não é aula, não é mais uma atividade. É brincar mesmo! As atividades acontecem de segunda a quinta-feira, das 16h30 às 17h30, na Plataforma Teams. A iniciativa é gratuita e aberta para toda a comunidade. Crianças de dois a 11 anos podem participar.

Idealizadora do projeto de extensão, a coordenadora do curso de Pedagogia da Estácio Campo grande Maísa Colombo Lima explica que o brincar é fundamental na vida das crianças. Por isso, elas precisam de atividades que as incentive a falar sobre sentimentos, a desenvolverem o sistema cognitivo.

“O brincar é tudo para uma criança e a interação social é importantíssima para elas, principalmente na faixa etária de cinco a seis anos. Elas precisam muito do grupo. Hoje, ainda não sabemos todos os impactos do isolamento na vida das crianças, mas eles com certeza virão. A falta de contato traz consequências, como um pouco de melancolia, tristeza. Por isso, usamos a tecnologia para alcançar essas crianças, entrar na casa delas e brincar”, explica a pedagoga.

Com os pais esgotados e bastante atarefados, é normal a criatividade para desenvolver atividades com as crianças acabar. “É para aliviar essa sobrecarga que a faculdade pensou nisso. O brincar não é brincadeira, é coisa séria. Devemos incentivar a criança a brincar, desenvolver o emocional, o criar, o investigar. A criança precisa disso, pois todos estamos vivendo um momento muito atípico”, reforça Maísa Colombo Lima.

Para participar da brinquedoteca, a professora explica que basta o responsável pela criança preencher um questionário e, depois, entrar na sala virtual. As atividades são conduzidas pelos acadêmicos conforme a faixa etária das crianças, por isso é importante preencher o questionário. Todo dia tem atividade diferente:

“Começamos com música, as crianças se apresentam e aí partimos para as brincadeiras. Um dia tem oficina de sentimentos, no outro, contação de história. Depende do que a criança quer fazer também”, reforça a professora.

SERVIÇO

A brinquedoteca funciona de segunda a quinta-feira, das 16h30 às 17h30.

Informações sobre o funcionamento estão disponíveis no perfil do Instagram @brinquedoteca.estaciotvmorena.

Antes é necessário preencher o formulário: http://abre.ai/bBx7

Depois, é só acessar o link, no horário de funcionamento da brinquedoteca: http://abre.ai/bBx8

Veja também

Paraíso feminino: tendências da moda verão 2021

Especialista conta quais são as roupas que dominarão seu closet na temporada mais quente do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *