O atacante brasileiro Neymar entrou pela primeira vez, na quarta-feira (30), para a lista de inadimplentes da Agência Tributária da Espanha por causa de uma dívida de 34,6 milhões de euros entre tributos e impostos.
De acordo com uma lista publicada pela entidade em seu site oficial, Neymar da Silva Santos Junior, que vestiu a camisa do Barcelona de 2013 a 2017, é a pessoa física com maior débito a ser pago junto ao Fisco espanhol.
O atual jogador do Paris Saint-Germain (PSG) aparece com uma dívida exata de 34.624.26,60 euros. O documento publicado hoje apresenta dívidas e sanções de mais de um milhão de euros que não foram quitadas até 31 de dezembro de 2019.
Entre as personalidades inadimplentes aparecem também alguns clubes espanhóis, como o Real Murcia, com dívida de 10,7 milhões de euros, além da atriz espanhola Paz Vega, com dívida de 2,6 milhões de euros; o ex-jogador argentino Gabriel Milito, com 1,8 milhão de euros; e a apresentadora Patricia Conde, com 1,9 milhão de euros.
Esta não é a primeira vez que Neymar tem problemas com o fisco. No Brasil, recentemente, a Justiça Federal em Santos concedeu liminar ao atacante e suspendeu uma cobrança feita pela União no valor de R$ 88.148.707,21. A quantia é referente a uma multa aplicada pela Receita Federal por impostos supostamente devidos pelo atleta.
O Fisco havia apontado irregularidades em negócios de Neymar e de sua família entre 2011 e 2013, incluindo sua transferência do Santos para o Barcelona. A negociação fez a família receber 40 milhões de euros, por meio de empresas.
(Com informações: Terra)