MS registra mais dois casos de sementes misteriosas

A expectativa da Superintendência Federal da Agricultura (SFA) é de que a análise fique pronta em 15 dias

As sementes misteriosas com origem chinesa continuam assustando moradores de Mato Grosso do Sul. No total, sete casos já foram registrados no Estado, sendo cinco em Campo Grande, um em Corumbá e outro em Dourados. O produto tem sido recolhido pela Superintendência Federal da Agricultura (SFA) e enviado para análise no Laboratório Federal de Defesa Agropecuária, em Goiânia. A expectativa é de que o resultado fique pronto daqui 15 dias.

“Não temos especulações, isso está acontecendo no mundo inteiro. O resultado deve demorar em torno de 15 dias”, relata o superintendente da SFA, Celso Martins. Desde o dia 16 de setembro, os pacotes estão chegando pelos Correios, sem ao menos a pessoa ter realizado alguma compra. Na última apuração feita pela equipe de reportagem do Jornal O Estado, no dia 24 de setembro, havia cinco registros do caso no Estado. Com isso, o que se percebe é que a cada semana está sendo contabilizado ao menos dois ‘recebidos’.

“As pessoas têm recebido isso em casa, sem ter pedido. Pode ter o risco de ter uma doença, bactéria ou vírus para o plantio, ao meio ambiente e até mesmo para a saúde”, diz Celso. A recomendação continua a mesma. A Superintendência e a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) orientam a entrar em contato 3041-9330 ou 0800 647 2788 informando o ocorrido. Além disso, os envelopes não devem ser abertos e as sementes não podem ser plantadas, nem ingeridas.

(Texto: Izabela Cavalcanti)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *