Aeroporto Santa Maria ganha sistema de iluminação em pistas

Murilo Zauith reiterou que primeiros passos da obra foram dados

O aeroporto Santa Maria em Campo Grande, iniciou nesta semana a obra de implementação do sistema de iluminação das pistas de pouso e decolagem e taxiamento. O balizamento noturno, além de garantir que o aeródromo opere em qualquer período do dia, possibilitará ao Santa Maria atuar como auxiliar do Aeroporto Internacional, podendo receber, inclusive, aeronaves em situação de emergência.

Criado no início dos anos de 1980, o Santa Maria possui duas pistas, uma de pouso e decolagem (com 1,6 mil metros de extensão e 30 metros de largura), e outra para o taxiamento da aeronave (com 1,5 mil metros de comprimento e 23 metros de largura). Hoje, o número de voos no aeroporto pode chegar a 60 em um único dia.

O governador Reinaldo Azambuja autorizou, em 2019, um crédito suplementar à Seinfra (Secretaria Estadual de Infraestrutura), no valor de R$ 2,5 milhões, para que o trabalho de balizamento fosse concretizado. Com o projeto, um dos objetivos do Governo do Estado é diminuir o fluxo de aviões de pequeno e médio porte no Aeroporto Internacional, além de garantir mais segurança operacional.

Com o fim do processo de licitação, a empresa responsável pela obra já iniciou o serviço de topografia, que descreve exatamente o terreno a ser trabalhado. O vice-governador e secretário de Infraestrutura, Murilo Zauith reiterou que, os primeiros passos da obra já foram dados, com o objetivo de beneficiar, auxiliar e desafogar o Aeroporto Internacional.

Localizado na região leste de Campo Grande (saída para Três Lagoas), o aeroporto funciona apenas por meio de procedimentos visuais (durante o dia), atendendo basicamente os produtores rurais e as empresas de fretamento de aeronaves. Para os proprietários dos hangares, as operações noturnas vão intensificar a aviação executiva.

A PRF (Polícia Rodoviária Federal) também opera no local com uma unidade regional da DOA (Divisão de Operações Aéreas), utilizando um helicóptero patrulha Bell B407. Para a PRF, o novo sistema de iluminação dará maior agilidade operacional às tarefas da unidade, além de maior controle e segurança de voo, seja sob chuva ou tempo parcialmente nublado, conforme informou, à época do lançamento da licitação, o inspetor Tércio Baggio, destacando a importância do investimento do Estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *