Rota Bioceânica avança 35% do lado paraguaio

A execução da Rota Bioceânica, que criará o corredor de exportações de produtos de Mato Grosso do Sul até o Oceano Pacífico, avança tanto do lado brasileiro quanto do paraguaio. Após 60 dias do lançamento da licitação, para a escolha da empresa responsável pela execução do projeto do acesso à ponte sobre o Rio Paraguai.

A edição de ontem (29), do Diário Oficial da União (RDC Nº 209/2020-19) divulgou que por R$ 1,544 milhão a empresa vencedora foi a Etelestudos Técnicos Ltda., de Curitiba-PR, fundada em 22/1/1973, que tem como atividade principal os serviços de engenharia. De acordo com especialistas, o projeto possibilitará a redução de 12 a 17 dias e de até 8 mil km de distância no trajeto das exportações de produtos sul-mato-grossenses para o mercado asiático, e também de importações.

O processo licitatório será conduzido pela Superintendência Regional do DNIT em Mato Grosso do Sul. A contratação, que inclui a Elaboração de Estudos e Projetos Básico e Executivo de Engenharia do Contorno Rodoviário Norte em Porto Murtinho-MS com acesso à Ponte Internacional Brasil/ Paraguai e instalações aduaneiras para o Centro Integrado de Controle de Fronteira na BR-267, sai em 10 dias e o cronograma de execução é de 521 dias.

De acordo com o secretário da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), Jaime Verruck, as obras do lado brasileiro continuam dentro do cronograma estabelecido e destaca que a escolha da empresa revela o bom andamento deste. “O andamento do projeto mostra o compromisso do Brasil com o governo paraguaio, que está executando o projeto da ponte e com a Rota Bioceânica. A Rota Bioceânica é uma realidade e todas as ações necessárias estão ocorrendo”, informou.

Em contrapartida, informações divulgadas pela agência de informações do Paraguai revelam que as obras no local onde a ponte será construída dentro do território paraguaio já estão 35% adiantadas.

Confira a notícia completa aqui, em nossa versão digital

(Texto: Michelly Perez)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *