Ampliação dos critérios de confirmações da COVID-19 deve aumentar casos

Relatório preliminar aponta quase 2 mil casos aguardando revisão e correção dos municípios

Com as novas normativas do Ministério da Saúde que amplia os critérios de confirmação dos casos de coronavírus, Mato Grosso do Sul terá uma explosão de registros nos próximos dias. O relatório preliminar apresentado pela SES (Secretaria do Estado de Saúde) durante a live de ontem (10), aponta além dos casos diários, mais 1.920 casos dentro dos novos critérios, aguardando para serem contabilizados no sistema.

De acordo com a secretária-adjunta da SES Christine Maymone, o Estado vinha registrando os casos da COVID-19 através de confirmação laboratorial feita por teste de biologia molecular ou a sorologia pelos testes rápidos e exames de sangue.

Mas com as mudanças feitas pelo Governo Federal, a confirmação da doença pode ser feita de três novas formas. “Agora é permitido que o diagnóstico clínico, epidemiológico e de imagem também componham a base de dados de casos da COVID-19”, comentou Maymone.

Christine explicou que para a confirmação clínica o paciente com suspeita de coronavírus pode fazer uma consulta médica, e a partir dos sintomas o especialista identifica e atesta a COVID-19 pela série de quadros e sinais que são apresentados durante a consulta.

Outra forma de confirmação é através do critério clínico epidemiológico que além dos sintomas, o paciente teve contato direto com casos positivos. A terceira nova normativa é o diagnóstico por imagem. “Através de raio-X ou tomografia de tórax, o médico aponta se o paciente está ou não com o vírus”, apontou.

Além dos 701 novos registros da COVID-19 que compõem os 56.046 confirmados no Estado, a SES apresentou um relatório preliminar onde 1.270 casos estão aguardando revisão dos municípios pelos novos critérios, que serão computados assim que confirmados. Outros 650 casos aguardam correção dos municípios. Os novos números são quase o triplo lançados diariamente.

Para Maymone, os novos dados mostram com transparência os estudos técnicos feitos junto aos municípios e as vigilâncias. “Vamos repassar a atual situação da pandemia no Estado”, concluiu.

O infectologista Júlio Croda afirma que as novas normativas além de importantes são positivas dando objetividade aos números de contaminados e positivados do Estado.

“Quando não se tem diagnóstico laboratorial suficiente para testar em todos os casos suspeitos r o paciente tem fortes indícios para o vírus, é importante que seja permitido o diagnóstico clínico epidemiológico”, comentou.

Para ele, os critérios adotados vão auxiliar a localizar as subnotificações, dando uma maior dimensão da pandemia. “Todos os casos precisam ser avaliados para termos dados reais do vírus, dando seguimento a um tratamento adequado e tendo controle da pandemia”, finalizou.

(Texto: Dayane Medina)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *