Maicon Nogueira encara desafio de representar os Jovens na Câmara Municipal

Programa da Secretaria Municipal de Juventude já atendeu mais de 20 mil jovens na Capital e recebeu duas premiações nacionais.

Aos 34 anos, com a experiência de liderança em diversos setores sociais, o ex Secretário de Politicas de Juventude de Campo Grande Maicon Nogueira, confirma seu nome como pré-candidato a Vereador pelo PSD. Maicon Nogueira se destacou como um dos melhores secretários do Prefeito Marquinhos Trad ao conquistar por duas vezes, no período que esteve na pasta municipal, o Prêmio Nacional de Inovação em Políticas Públicas de Juventude, colocando Campo Grande como cidade modelo no país em programas sociais destinados aos jovens.

O ex-secretário relata a importância dos programas para o acesso dos jovens ao primeiro emprego. “Fomos a mão amiga dos jovens quando se tratou de qualificação para o mercado de trabalho, pois tivemos mais de 20 opções de formação para que esse jovem pudesse acrescentar no seu currículo conhecimentos pelos quais os empregadores procuram em seus colaboradores e por isso nos tornamos o principal fornecedor de estagiários e jovens aprendizes para as empresas na capital.”

Questionado sobre o porquê deixar o executivo e buscar uma cadeira na Câmara de Vereadores, o ex-secretário respondeu. “Eu tenho um sonho de que Campo Grande nunca mais perca um jovem para as drogas, para o crime, para a prostituição ou para o suicídio e para realizar esse sonho, precisamos legislar as causas da juventude. Campo Grande precisa de vereadores que cuidem das próximas gerações, que entendam as potencialidades e talentos que existem nos jovens das periferias e que os ajudem a ter uma vida prospera, com protagonismo e emancipação.”

Levanta Juventude

O Programa Levanta Juventude tem o objetivo de proporcionar protagonismo e emancipação aos jovens por meio da educação empreendedora. Foram mais de 20 mil jovens atendidos em cursos de informática, auxiliar administrativo, vendas, atendimento, telemarketing, além de cursos como gestão financeira, mídias digitais, marketing pessoal, dicção e oratória, oficinas de empreendedorismo, aulas de jiu-jitsu, muay thai, aulas de dança urbana e orientação vocacional com psicólogos. Outra atividade que merece destaque é o cursinho preparatório para o Enem, que já atendeu mais de 3000 mil alunos de escolas públicas.

Educação Empreendedora

Uma marca da atuação de Maicon Nogueira, a Educação Empreendedora tem destaque dentro do programa Levanta Juventude. Maicon afirma que o conceito está relacionado a uma ideia inovadora no mercado de ensino, que se propõe a estimular o desenvolvimento de habilidades que são comuns ao empreendedor. “Na verdade, temos que ensinar aos jovens que empreender é um processo constante e o quanto antes ele entender e praticar o empreendedorismo, mais rápido ele vai atingir seus objetivos pessoais e profissionais. Uma pena que ainda o tema Empreendedorismo não seja uma disciplina escolar para alunos do ensino fundamental e médio, pois uma educação empreendedora preza por estimular o pensamento crítico, a análise de problemas mais complexos e a busca por soluções inteligentes para eles.”

Histórico

Formado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Maicon Nogueira iniciou sua trajetória política aos 18 anos, quando virou líder comunitário no bairro Coophasul e logo depois foi líder estudantil e presidente de juventude partidária. Trabalhou na assessoria da Câmara de Vereadores da capital, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul e também como assessor no Congresso Nacional em Brasília. Foi Secretário Municipal de Juventude, Presidente do Conselho Municipal de Juventude, Conselheiro Nacional de Juventude da Presidência da República (CONJUVE), além de ter presidido o Fórum Nacional de Secretários de Juventude (FOMJUVE)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *