Bolsonaro e Reinaldo Azambuja inauguram radar em Corumbá

O presidente Jair Bolsonaro, realizou na manhã desta terça-feira (18), a ativação do radar de Corumbá (MS). A Estação Radar é parte do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (Sisfron), criado pelo Exército Brasileiro com o objetivo de aumentar e reforçar a capacidade de monitoramento dos quase 16 mil quilômetros de fronteira do país.

Durante a solenidade, o presidente realizou contato via fone com a primeira aeronave detectada pelo aparelho, e falou sobre a concretização do projeto. “O trabalho que estamos fazendo ao inaugurar este equipamento, vai ajudar e muito, a nossa Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal, no combate ao tráfico de drogas e armas ilegais. E vale a pena lembrar, que de maio para cá, nossas autoridades policiais bateram o recorde de apreensões de entorpecentes”.

“Quero aproveitar o momento e agradecer ao Comandante da Aeronáutica Tenente-Brigadeiro do Ar, Antonio Carlos Moretti e desejar que Deus lhe conduza sempre para as melhores decisões nessa jornada” concluiu.

Na ocasião, o governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB) saudou o Presidente e ressaltou a importância da proteção da fronteira que deve abranger todo o o país. “ Esse radar com certeza vai criar as condições necessárias para coibir a entrada de entorpecentes, que anteriormente não poderiam ser interceptadas pela baixa altitude”.

“Essa é uma visão estratégia, e através do departamento de operação de fronteiras, das nossas parcerias e operação hórus, nós atingimos no mês de agosto, a maior apreensão de drogas da história de Mato Grosso do Sul. Isso mostra o quão importante é a integração das nossas forças de segurança, e o trabalho conjunto que nós temos realizado” disse.

Funcionamento do radar

As aeronaves estarão sujeitas as medidas coercitivas de averiguação, intervenção e persuasão de forma progressiva. A aeronave caçadora, realizou seu voo para a intercepção da aeronave alvo, sendo controlado pelo centro de operações militares de Curitiba (PR).

O equipamento possui dois radares (LP23SST-NG, primário e, secundário, RSM97OS) para controlar o espaço com melhor cobertura em baixas altitudes para identificação de presença de aeronaves não autorizadas com cargas ilícitas, no território Brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *