Estado tem mais de 900 crianças com COVID-19; 27% é da Capital

Desde o início da pandemia, Mato Grosso do Sul registrou mais de 960 crianças, entre 0 a 9 anos, diagnosticadas com o novo coronavírus, de acordo com os dados da SES (Secretaria de Estado de Saúde) por meio do painel saúde. Apenas em Campo Grande, são mais de 260, o que representa 27% do registrado em todo o Estado. Apesar de se apresentar de forma diferente em crianças, em que grande parte é assintomática, existem casos com sintomas e que precisam de acompanhamento médico. Atualmente, no HRMS (Hospital de Regional de Mato Grosso do Sul), dois casos estão internados e outros três estão sob suspeita.

No dia 21 de julho, o Hospital Regional deu início ao tratamento de um bebê com menos de um mês de vida, que testou positivo para COVID-19. Desde então, foram 16 dias em um leito no CTI (Centro de Terapia Intensiva). Ele teve alta na quarta-feira (5), recuperado do vírus. De acordo com o médico pediatra Alberto Jorge Costa, assim como nos adultos, cada criança reage ao vírus de forma diferente, porém é menos provável que os sintomas se intensifiquem. “Grande parte dessas crianças que contraíram o novo coronavírus não irá apresentar sintomas, mas se apresenta, geralmente é febre, dores no corpo e coriza”, pontou.

O Estado ainda possui 222 casos de crianças ativos, sendo que 58 estão na Capital. O médico ressalta que a principal preocupação está na transmissão do vírus para adultos e até mesmo idosos acima dos 60 anos, que fazem parte do grupo de risco. Já em caso das gestantes, o médico aponta que os riscos de transmitir o vírus para o feto são mínimos, diferente do que pode ocorrer durante o parto. “Por se tratar de um vírus que circula pelo sangue, caso essa mãe esteja na fase do pico da doença, é possível que o bebê contraia o vírus no parto, mas é muito improvável”, revelou.

Acesse mais notícias sobre o Novo Coronavírus na Edição Digital do Jornal O Estado MS

(Texto: Amanda Amorim/Publicada por João Fernandes)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *