Cerca de 9,3% dos contaminados no Estado são profissionais da saúde

Com o avanço da COVID-19 no Estado, é cada vez mais frequente o adoecimento dos profissionais que atuam na linha de frente no combate à pandemia. Ontem (6), o Coren-MS (Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul) confirmou a morte do 3º profissional da categoria, o enfermeiro Valdinei Pereira de Souza, de 43 anos, servidor do HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul) e do CRS (Centro de Referência de Saúde) Coophavila.

Com isso, MS já contabiliza 12 vítimas do coronavírus entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. De acordo com os dados fornecidos pelo Portal Mais, da SES (Secretaria de Estado de Saúde), 2.721 profissionais de saúde já sofreram contágio pela doença, cerca de 9,3% do total registrado em Mato Grosso do Sul, e 2.441 casos são considerados recuperados.

Em coletiva transmitida ao vivo pelas redes sociais, o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, comentou sobre a perda do enfermeiro Valdinei, que foi também professor em um curso técnico de enfermagem e deixa esposa e dois filhos. “Gostaríamos de manifestar nosso profundo sentimento e dizer que essa doença tem, de fato, ceifado muitas vidas de profissionais da área de saúde. Anunciamos aqui médicos que faleceram à frente da batalha em Dourados, de colegas de plantão e enfermeiros e outros profissionais da saúde. Queremos manifestar nossos pêsames, que o exemplo dele, que doou vida no enfrentamento sirva também para que população nos ajude. Ficar em casa, usar a máscara e cumprir com as regras de higiene são fundamentais. Mais uma vida se foi, e eu espero que outras não sejam perdidas”, finalizou Resende.

Conforme os dados da SES, até quarta-feira (5), cerca de 1.681 profissionais de saúde contraíram o vírus em Campo Grande, 148 só no HRMS, hospital de referência para o tratamento da COVID-19; 409 em Dourados; 63 em Ponta Porã; 58 em Corumbá; 52 em Chapadão do Sul; 51 em Três Lagoas; 32 em Naviraí; 31 em Sidrolândia; 25 em Antônio João; e 24 em São Gabriel do Oeste, mesmo número de infectados em Aquidauana. Com a taxa de 38,4%, servidores de 30 a 39 anos são a faixa etária que mais apresentou casos confirmados da doença. Seguidos pelos profissionais de 40 a 49 anos (27,7%); 20 a 29 anos (16%); 50 a 59 anos (14,7%) e 60 ou mais (3,2%).

Em entrevista coletiva realizada na quarta-feira (5), o prefeito de Ponta Porã, Hélio Peluffo, comentou que 62 funcionários da Saúde da cidade estariam afastados em decorrência de contágio do novo coronavírus. Peluffo ressaltou que 31 servidores são do Hospital Regional, referência no atendimento a 34 municípios do sul do Estado. O titular da SES, Geraldo Resende, visitará hoje (7) o município, para definir novas medidas e estratégias para o enfrentamento ao vírus.

Acesse a reportagem completa e mais notícias sobre o Novo Coronavírus na Edição Digital do Jornal O Estado MS.

(Texto: Mariana Moreira/ Publicado por João Fernandes)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *