Comissão de Controle Sanitário chega às aldeias de MS

A Comissão de Controle Sanitário de Mato Grosso do Sul (CCS/MS), chegou até às aldeias indígenas do Estado. Nesta terça-feira (28), 80 indígenas das Aldeias Limão Verde e Taunay, em conjunto com servidores de Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) de Aquidauana, recebem treinamentos para auxiliar na identificação de casos suspeitos de Covid-19.

Na última segunda-feira (27), 80 servidores da Secretaria de Saúde do município de Aquidauana que atuam no Posto de Controle e Monitoramento Sanitário em Piraputanga, também receberam o mesmo treinamento.

Para o tenente-coronel Leonardo Rodrigues Congro, assessor da CCS e responsável pelos treinamentos, o mesmo ocorreu nas aldeias que entenderam a importância de fazer esse tipo de treinamento.

Foi entregue ainda, conforme deliberou o Presidente da CCS, o Coronel BM Hugo Djan Leite, a entrega de 1,2 mil testes rápidos para o pessoal da Saúde Indígena. Agora, a SESAI fortalece esse trabalho de acompanhamento dos casos de Covid-19 junto às comunidades indígenas.

“Eles já vinham auxiliando as autoridades de saúde de forma empírica, mas agora, com este suporte, nós auxiliamos a padronizar esse tipo de atendimento alinhando às normas de biossegurança e de coleta de informação dos casos suspeitos para subsídio da SESAI e prefeitura”, esclarece o Tenente Coronel BM. Esta é a primeira vez que a CCS/MS leva esse tipo de conhecimento para as aldeias indígenas no Estado.

Além do conhecimento, a Comissão de Controle Sanitário de MS forneceu a Secretaria Especial de Saúde Indígena de Aquidauana Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

(Texto: João Fernandes com assessoria)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *