Operadoras começam testes no Brasil da tecnologia 5G

Neste mês de julho, foram inciados os testes do funcionamento da tecnologia da 5ª geração (5G) pelas maiores operadoras do país de telefonia celular.

Neste primeiro momento, o 5G compartilhará as faixas de transmissão já existentes do 3G e do 4G, com o uso da tecnologia chamada DSS (compartilhamento dinâmico de espectro, na sigla em inglês).

Isso porque o leilão do espaço do espectro, destinado exclusivamente ao 5G (a faixa de 3,5GHz), só deve ser realizado no início de 2021. Com a tecnologia DSS é possível compartilhar, com o 5G, a faixa do 3G e 4G não utilizada. No entanto, como esse espectro não possui uma banda contínua e dedicada, a experiência do 5G ainda não poderá ser utilizada em sua totalidade.

O 5G, em sua máxima potência, deverá oferecer altíssimas velocidades de internet, maior confiabilidade e disponibilidade, além da capacidade para conectar massivamente um número significativo de aparelhos ao mesmo tempo.

Para poder utilizar o serviço, porém, o usuário terá de ter em mãos 1 aparelho celular que seja compatível com a tecnologia 5G. Atualmente, no mercado brasileiro, há apenas 1 modelo disponível com a tecnologia, o Motorola Edge, com valor acima de R$ 4.900 na loja oficial da fabricante.

Veja também: Mato Grosso do Sul soma 281 Mortes por coronavírus

(Texto: Inez Nazira com informações do Poder 360)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *