Evento aborda exploração sexual de menores em região de fronteira

Acontece na próxima semana o “3º encontro sobre o Enfrentamento da Exploração sexual de Crianças e Adolescentes em Região de Fronteira”. O evento que será realizado de forma virtual visa discutir políticas de enfrentamento e contribuir para a visibilidade do assunto no âmbito acadêmico.

“Em razão da indicação de atividades e ações protetivas durante a pandemia da Covid-19, pelo plano local de biossegurança, pensamos a terceira edição do evento de forma on-line. O nosso objetivo é proporcionar conhecimento referente a temática e possibilidade de compreensão do assunto, além de abordar sobre ações legais, políticas, municipais e educacionais presentes em Corumbá e Ladário”, comenta Suellen Carvalho de Góes Preza, acadêmica e coordenadora adjunta do Grupo PET Interdisciplinar Pedagogia e Psicologia.

O encontro organizado pelo Grupo PET Conexões do CPAN é voltado para o corpo docente das Redes Municipais de ensino de Corumbá, Ladário e demais interessados.

Em relação ao evento, o coordenador responsável pelo grupo Pet, Luis Fernando Galvão destaca que a pauta é relevante devido aos dados de violência sexual registrados nas regiões de fronteira do Estado.  “O enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes é um tema de interesse interdisciplinar e tem especial relevância nas regiões de fronteira, como a de Mato Grosso do Sul – Bolívia, dado o fato dos índices relacionados a crimes sexuais serem bastante elevados em relação à média nacional. Considerando as implicações da pandemia, incluindo o isolamento social, que demanda das pessoas maior tempo de permanência em suas casas, observa-se uma maior exposição de criança e adolescentes a potenciais abusos, uma vez que a maior parte das ocorrências se dá no contexto familiar ou próximo à vítima. Nesse sentido, a importância da realização do evento, como uma forma de fomentar a discussão e reflexão sobre o tema e com isso, contribuir com a formação e o aprimoramento de acadêmicos”, afirma o professor.

Inscrições

Os interessados podem realizar as inscrições de forma gratuita através do formulário até o dia 26 (domingo). O encontro está previsto para ocorrer entre os dias 28 a 31.

(Texto: Jéssica Vitória com informações da assessoria)

Veja mais:

Câmara aprova R$ 639 milhões para ações na pandemia

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *