Vereadores da saúde acreditam que isolamento é essencial

Os vereadores de Campo Grande com ligação na área de saúde, em sua maioria, defendem o isolamento social para diminuir a curva da COVID-19. Eles argumentam que esse distanciamento realmente funciona e cabe à população cumprir os decretos. O vereador dr. Lívio Leite (PSDB) pensa que é possível coexistir o isolamento social e o funcionamento da área econômica.

“A economia não exclui o cuidado com a saúde e a saúde não exclui o trabalho. Elas não são antagônicas. É possível você manter uma atividade econômica com todas as medidas de biossegurança. Aquelas pessoas que não precisarem circular na cidade, podem ficar em casa. E se tiver que sair para o seu ganha- -pão tem que adotar as medidas de biossegurança. Aqui em Campo Grande, nas três primeiras próximas semanas nós vamos ter complicações”, apontou o vereador.

Para ele, não há politização da situação. “Se você está contaminado, sua chance de contaminar outras pessoas é enorme. Isso não é político, é fato. A circulação vai aumentar a contaminação”, avaliou. Já o vereador dr. Cury (DEM) reforça que o desrespeito da população espalhou o contágio.

“Existem vários fatores que colocam em risco. O primeiro é a educação. Lamentavelmente somos um povo que temos pouco apego a regras éticas e sociais. Nós precisamos entender que não é pontual é a cultura brasileira. Não tenho a menor dúvida que o isolamento social tem necessidade sim por causa do colapso de leitos hospitalares,. Podemos perder vidas por falta de estrutura hospitalar. Não é só pela COVID, existem enfartados, esfaqueados, vítimas de acidentes, comatosos pelo diabetes, etc. Estamos no pior momento no nosso Estado e ainda tendo, lamentavelmente, de procurar sensibilizar sobre as medidas protetivas”, refletiu.

O vereador dr. Wilson Sami (MDB) acredita que o baixo isolamento é uma soma de fatores. “Talvez cultural, falta de conscientização da gravidade da situação. Temos que enfatizar a importância da higiene, uso de máscaras e alimentação saudável pra fortalecer a imunidade”, afirmou. Sami acredita que a situação está politizada. “Eu particularmente não tenho dúvidas da politização da pandemia, mas só vamos confirmar se houver uma sindicância séria quanto aos gastos públicos”, pontuou.

O vereador dr. Antonio Cruz (PSDB) diz que está havendo uso político da pandemia. Já o vereador Enfermeiro Fritz (PSD) pensa diferente. “Eu discordo porque todos os estudos e modelos apresentados até hoje mostram que o isolamento tem a eficácia. Isso é fato”, explicou.

veja a notícia completa aqui, em nossa versão digital

(Texto: Rafael Belo/ publicado no site por Karine Alencar)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *