Mato Grosso do Sul está organizando uma força-tarefa para atuar na fiscalização do cumprimento das medidas para conter o novo coronavírus (covid-19). A decisão aconteceu na manhã desta segunda-feira (20), em reunião entre o Governo do Estado, Ministério Público Estadual e a Prefeitura de Campo Grande, que formarão a equipe.
Conforme Alexandre Magno Lacerda, chefe do MPMS, o objetivo é evitar um lockdown total na Capital, já que a população não vem cumprindo as medidas já adotadas.
Um decreto municipal instituiu medidas mais restritivas, entre elas uma versão bem leve de lockdown que fechou comércio de rua, shopping e limitou serviços ao essencial. Até o próximo dia 31 de julho, as lojas só podem funcionar de 9h às 17h em dias úteis.
Pessoas que forem pegas quebrando as regras vão sofrer consequências previstas nos decretos. “Nós, integrantes do Ministério Público e da PM, vamos acompanhar as forças de segurança de Campo Grande em toda a cidade para cobrar o cumprimento do decreto”, avisa o chefe do MPMS.
Bandeira preta
Campo Grande ganhou na sexta-feira passada (16) a “bandeira preta” de classificação pelo avanço da covid-19 na cidade. A bandeira sinaliza o mais grave nível do programa de monitoramento.
(Texto: Izabela Cavalcanti com informações da assessoria)
Veja também: Estudo diz que vacina de Oxford contra covid é segura e eficaz