Um aplicativo que está sendo utilizado para monitoramento de sintomas do coronavírus (covid-19) mostra que existem seis tipos distintos da doença.
As descobertas da equipe do King’s College London podem ajudar os médicos a prever quais pacientes com coronavírus estão mais em risco e provavelmente precisarão de cuidados hospitalares em futuras ondas da epidemia.
Além de tosse, febre e perda de olfato, que geralmente são os três sintomas principais, os dados do aplicativo também mostraram outros, incluindo dores de cabeça, dores musculares, fadiga, diarréia, perda de apetite e falta de ar.
Veja abaixo os seis tipos de covid-19, identificados no estudo.
1- Gripe sem febre: dor de cabeça, perda de olfato, dores musculares, tosse, dor de garganta, dor no peito, sem febre;
2- Gripe com febre: dor de cabeça, perda de olfato, tosse, dor de garganta, rouquidão, febre, perda de apetite;
3- Gastrointestinal: dor de cabeça, perda de olfato, perda de apetite, diarreia, dor de garganta, dor no peito, sem tosse;
4- Grave nível um, fadiga: dor de cabeça, perda de olfato, tosse, febre, rouquidão, dor no peito, fadiga;
5- Grave nível dois, confusão: dor de cabeça, perda de olfato, perda de apetite, tosse, febre, rouquidão, dor de garganta, dor no peito, fadiga, confusão, dor muscular;
6- Grave nível três, abdominal e respiratório: dor de cabeça, perda de olfato, perda de apetite, tosse, febre, rouquidão, dor de garganta, dor no peito, fadiga, confusão, dor muscular, falta de ar, diarreia, dor abdominal.
(Texto: Izabela Cavalcanti com informações da Reuters)
Veja também: Pandemia se estabilizou no Brasil, diz diretor da OMS