Nioaque encerra atividades em barreira sanitária

O município de Nioaque encerrou as atividades de controle sanitário nas entradas da cidade. As barreiras encerraram porque o objetivo era retardar a entrada do coronavírus no município, o qual foi cumprido com sucesso, já que Nioaque foi a 70ª (de 79 cidades) a registrar casos de Covid-19.

A partir do primeiro caso confirmado, Nioaque saiu do estado de alerta do Plano de Contingência. Atualmente, o objetivo, é conter a propagação do vírus dentro do município com a detecção e isolamento precoces, monitorando e fazendo a testagem necessária.

Durante o controle sanitário, veículos de qualquer município eram abordados e passageiros questionados a respeito da origem e destino da viagem, o motivo e o estado de saúde. A ação era realizada pela Prefeitura de Nioaque através da Saúde Municipal, Vigilância Sanitária, Defesa Civil, equipe de brigadistas e colaboradores em geral em parceria com a Polícia Militar.

Caso alguém apresentasse febre alta na aferição de temperatura, ou outros sintomas relacionados ao Covid-19, eram adotados procedimentos para que o casos suspeito fizesse exames e eventualmente colocado em isolamento ou quarentena.

“As medidas que tomamos tiveram o objetivo de evitar aglomerações, que é uma das principais recomendações para conter o avanço do Coronavírus. Por isso, determinamos medidas restritivas nos decretos, é extremamente importante que a população acate as recomendações de isolamento social”, reforça a Secretaria de Saúde.

No momento Nioaque tem decretos municipais impondo medidas restritivas ao comércio e população em geral, além de toque de recolher. O município tem 09 casos confirmados até o momento.

(Texto:Ana Beatriz Rodrigues com Assessoria da Prefeitura de Nioaque)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *