Grávida transmitiu coronavírus para bebê no útero, diz estudo

Médicos na França divulgaram o que acreditam ser o primeiro caso comprovado de transmissão do novo coronavírus de uma mulher grávida para seu bebê no útero.

De acordo com o site britânico The Guardian, o menino recém-nascido desenvolveu uma inflamação no cérebro poucos dias após o nascimento, uma condição provocada após o vírus atravessar a placenta e estabelecer uma infecção anterior ao nascimento. A criança se recuperou bem.

Publicado na Nature Communications, o estudo desse caso acompanha o nascimento de vários bebês com covid-19. Os médicos suspeitam que a doença foi contraída ainda no útero. Até agora, eles não tinham conseguido descartar a possibilidade de os bebês terem sido infectados durante ou logo após o parto.

“Infelizmente, não há dúvida sobre a transmissão neste caso”, disse Daniele De Luca, diretora médica de pediatria e cuidados intensivos neonatais do hospital Antoine Béclère, em Paris.

“Os médicos devem estar cientes de que isso pode acontecer. Não é comum, isso é certo, mas pode acontecer e deve ser considerado”, afirmou.

Testes no sangue e no líquido do bebê extraídos dos pulmões revelaram infecção para covid-19, mas descartaram outras infecções virais, bacterianas e fúngicas. Testes mais extensos revelaram que o vírus se espalhou do sangue da mãe para a placenta, onde se replicou e causou a inflamação que alcançou o bebê.

(Texto: Uol/Viva Bem)

Veja também: Dois jogadores da NBA testam positivo no Complexo da Disney

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *