Dia Mundial do Rock; especialistas separam melhores canções

Sob a bandeira do rock estão as mais variadas vertentes, sendo impossível listar (de uma maneira justa) cinco canções definitivas como as “Melhores de Todos os Tempos”, então, o caderno Artes&Lazer pediu para cinco roqueiros listarem o Top 5 de suas vidas, separando 25 músicas para curtir no Dia Mundial do Rock (13).

Ícones nacionais e regionais compõem as indicações, mas o que dá pra adiantar é que figuras como Jimi Hendrix, Elvis, Pink Floyd e Ramones foram mencionados mais de uma vez, indicando que são potências do rock. O guitarrista Luis Ávila é figurinha conhecida da cena blueseira e roqueira de Campo Grande.

Atualmente trabalhando e fazendo shows em Londres, ele aceitou falar sobre as suas cinco canções preferidas em toda a história do rock. “‘Johnny B’ Goode’ (Chuck Berry) – Muitos reivindicam que o título de ‘Rei do Rock’ só não foi dado a Berry pelo fato de ele ser negro numa América racista. Se ele era o Rei ou não, uma coisa é fato: ele criou o primeiro grande riff do rock’n’roll e definiu qual é o papel da guitarra numa banda de rock.” “‘Stairway to Heaven’ (Led Zeppelin) – Pra mim, a mais bela música de rock já feita. Tem praticamente todos os elementos que fazem o rock’n’roll ser essa música tão fascinante.

Para mim ‘Stairway’ sintetiza tudo o que existe de melhor no rock!!!” ““All Along The Watchtower’ (Jimi Hendrix) – A música na verdade é de Bob Dylan, mas a genialidade de Hendrix deu tanta vida a esta música que muitos dizem que ele acabou ‘se apropriando’ dela.” “‘Won’t Get Fooled Again’ (The Who) – Protesto e crítica também são parte essencial do ‘espírito do rock’n’roll’, ‘Won’t Get Fooled Again’ é um dos maiores hinos de uma das maiores bandas da história e sua letra traz um forte protesto social, e que continua atual até hoje.”

“Another Brick in The Wall’ pt.2 (Pink Floyd) – Um representante do chamado ‘rock progressivo’. Esta é uma das músicas mais populares da história do rock, Na verdade existe um forte alerta contra o fascismo e a manipulação mental das massas. E um solo de guitarra antológico de David Gilmour.”

O carismático vocalista e músico, Joaquim Seabra Neto, o popular “Cebola” das bandas “Os Impossíveis”, “Astronauta Elvis” e “Joaquim Seabra Orchestra” apresentou uma lista que é a cara de seus trabalhos musicais. “‘Tutti Frutti’ (Little Richard) – Não tenho nada inteligente para dizer sobre essa música, apenas que eu estava numa festa na casa dos meus avós, eu tinha 5 anos, a festa estava boa, t o d o mundo ouvindo Abba e cantando e eu ali, o esquisitão da família de boas esperando o tempo passar.

Até que um Tio meu coloca o disco e o grito vem, ‘Wop bop luba lop bam bum’… sem mais.” “‘Baby, Lets Play House’ (Elvis Presley) – Sempre quis cantar, mas não me achava digno, quando via Elvis e Little Richard eu pensava, não vou conseguir.

Mas um dia ouvindo Elvis, entrou essa música e ele errou nela, deu uma gaguejada super legal! Eu pensei: isso eu posso fazer!” “‘Surfin Bird’ (The Trashman) – O que dizer? Pássaro é a palavra! Sou minimalista desde então.” “‘Blitzkrieg Bop’ (Ramones) – Eu já estava na 6ª ou 7ª série quando uns grandões da 8ª estavam ouvindo essa música, no colégio. Fui impactado pela velocidade e o tempo da música, curta e direta, tudo que eu precisava na época, velocidade.”

“‘Rock This Town’ (Stray Cats) – Sempre fui louco por rockabilly, mas achava que isso tinha ficado nos anos 50, que não teria mais novidade por aí… até que um dia do nada apareceu os Stray Cats tocando essa música, rockabilly anos 80, no meio da galera new wave, foi inevitável a obsessão, quando fui para o Japão trabalhar, torrei uma fortuna comprando coisas deles, tenho até um colarzinho com a guitarra do Brian Setzer.”

Confira a notícia completa aqui, em nossa versão digital

(Texto: Marcelo Rezende e Léo Ribeiro/ publicado no site por Karine Alencar)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *