Homem é multado por funcionar mineradora sem licença

Policiais militares ambientais de Mundo Novo realizavam fiscalização no município de Paranhos, na estrada que dá acesso ao assentamento Jatobá, a 30 km da cidade e autuaram ontem (10) à tarde, um homem de 60 anos, que executava mineração de areia sem a licença ambiental e do órgão nacional de mineração.

O infrator realizava a retirada de areia por meio de uma draga instalada no leito do rio vermelho, com canos levando o material até um depósito à margem do curso d’água, ou diretamente nos veículos de transporte.

O autor do crime apresentou uma declaração ambiental eletrônica (AA-E), que é retirada pelo portal do Instituto de Mato Grosso do Sul (Imasul) do ano de 2019, porém, este tipo de documento é somente para atividades de baixo impacto, diferentemente desse tipo de mineração, que também precisa de autorização da Agência Nacional de Mineração (DNPM) e ainda causava degradação da área de proteção permanente (APP) do rio.

A atividade com fins comerciais era realizada nas proximidades da ponte do rio vermelho. No momento da fiscalização havia um caminhão sendo carregado de areia e foi apreendido.

O homem, residente em Paranhos, foi autuado administrativamente e multado em R$ 3 mil. Ele também responderá por crime ambiental de funcionar atividade poluidora sem licença, que tem pena de detenção de um a três anos e por degradar área de preservação permanente (APP), com pena prevista de um a três anos de detenção.

(Texto:Ana Beatriz Rodrigues com informações do Dourados News)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *