Águia e Aquidauanense querem Estadual e Série D

LINHA FINA Dirigentes são avessos ao retorno de apenas uma competição

Águia Negra e Aquidauanense contam novamente com um calendário competitivo em 2020. Sem jogar há aproximadamente quatro meses com a paralisação do Sul-Mato-Grossense no dia 15 de março, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) anunciou para agosto a disputa da Série D do Brasileiro.

De acordo com o comunicado oficial divulgado na quinta-feira (9), o Aquidauanense, vice-campeão estadual em 2019, disputa a repescagem nos dias 9 e 13 de agosto frente ao Real Noroeste-ES. Já o Águia Negra, atual campeão local, tem o primeiro confronto datado para 20 de setembro diante do União Rondonópolis-MT. Caso avance à próxima fase da competição, a equipe de Aquidauana integrará o Grupo 5 do torneio, junto da equipe rio-brilhantense, União Rondonópolis, Goiânia, Goianésia, Crac (Clube Recreativo e Atlético Catalano) e Vitória-ES.

Com 26 datas no calendário, a Série D é o último dos campeonatos nacionais a ser retomado. Segundo o calendário da CBF, o Brasileirão Série A retornará dia 9 de agosto e deve ser encerrado dia 24 de fevereiro de 2021. Com início um dia antes da elite nacional, a Série B terá início dia 8 do mesmo mês e fim em 30 de fevereiro do próximo ano, e já a Série C começa será iniciada junto a primeira divisão e finalizada no dia 7 de fevereiro de 2021.

“Seria interessante jogarmos a Série D e o estadual simultaneamente. Em reunião no início de agosto junto a FFMS colocaremos as cartas na mesa. Aquele (clube) que tiver condições de formar equipe, tudo bem, aquele que não tem cai fora”, afirmou João Garcia, presidente do Aquidauanense. Em entrevista ao jornal o Estado, o dirigente salientou que a equipe mantém conversas com o clube capixaba e que ambos estão sem saber como atuar nesse momento em virtude dos impedimentos e decretos municipais e estaduais tanto de Mato Grosso do Sul quanto do Espírito Santo.

Retomar Estadual em janeiro não existe, fala dirigente de Aquidauana

Segundo Garcia, o clube de Aquidauana não tem condições de trazer os atletas sem uma data inicial prévia para o retorno do estadual. “Como vamos jogar o nacional se estamos proibidos de realizar as atividades até que a situação da pandemia passe? Não podemos entrar em campo e cabe a CBF resolver esse impasse”, pontuou o diretor.

“Alguns presidentes querem retomar o estadual em janeiro e isso não existe. De acordo com o regulamento temos de acabar o estadual com os mesmos atletas, e alguns clubes buscam estender o início da competição justamente por não ter condições de trazer os jogadores, e além disso os órgão sanitários não devem permitir as atividades antes de setembro, estamos em situação difícil”, conclui Garcia.

Iliê Vidal, presidente do Águia Negra, também defende a disputa simultânea das duas competições. “Nesse momento não temos sinalização de retorno do estadual, caso o campeonato seja retomado, devermos disputar as duas competições de forma simultânea” disse à reportagem.

Com a primeira partida da quarta e última divisão nacional marcada para o dia 20 de setembro, o dirigente não acredita que a nível estadual a coisas se resolvam antes desse período, e com isso, segundo ele, podem ocorre eventuais choques de datas das competições. “Se a FFMS definisse que o Estadual poderia começar em agosto, treinaríamos por 15 dias este mês e finalizaríamos o Estadual em agosto, opção interessante também”, colocou o dirigente.

Veja também: Botafogo de Ribeirão vê ilegalidade na volta do Campeonato Paulista

(Texto: Alison Silva)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *