Ainda neste mês começará os trabalhos de cenografia que pode levar até 10 meses
Desde que retomada as obras para conclusão do Centro de Pesquisa e Reabilitação da Ictiofauna Pantaneira, o Aquário do Pantanal, no dia 8 de novembro, que a expectativa do Governo do Estado era de finalizar os trabalhos em dezembro desde ano, mas ao que tudo indica é que esse prazo seja esticado e a entrega ocorra apenas no ano que vem. No entanto que o próprio o vice-governador e secretário de estado de Infraestrutura, Murilo Zauith , afirmou que não tem como ter uma previsão correta quando falamos em obra.
“Se não terminar, vai ficar faltando pouco, porque você faz um cronograma e aqui não é como a obra de um prédio que você pega todos os andares e vai construindo, no caso do Aquário são seis frentes de trabalho e cada frente tem sua especifidade, são empresas e pessoas especializadas para fazer cada detalhe dessa obra, não tem outra obra igual, então não tem receita de bolos, cada dia temos um novo desafio para terminar o Aquário”, explicou.
Em relação aos processos licitatórios, já foram lançadas licitações de cinco frentes de trabalho, na modalidade concorrência, para a execução dos serviços pendentes. A substituição dos vidros que já foi concluída, a cobertura metálica que a obra está em processo de finalização, o revestimento de Alumínio Composto (Monocapa) que a empresa vencedora já está iniciando os serviços, da cenografia dos tanque que deve começar ainda neste mês os trabalhos e o último a ser lançado que foi o certame da impermeabilização dos tanques em junho, mas que as empresas entraram com recurso quanto à decisão de inabilitação das concorrentes.
E ainda faltam ser lançadas quatro licitações, de climatização, sistema de suporte à vida, civil e elétrica e automação. O vice-governador garante que todos os processos sertão lançados ainda este ano e que e a pandemia do novo coronavírus acabou atrasando essa etapa. “A pandemia atrapalhou, porque grande parte das empresas fecharam e nós não conseguimos realizar os orçamentos para pode lançar essas licitações”, assegura. E para conclusão do projeto, a previsão é que sejam gastos R$ 40 milhões.
Cenografia dos tanques
A cenografia dos tanques é a próxima frente de trabalho que deve iniciar os serviços no Aquário do Pantanal. A empresa vencedora da concorrência foi a Gallo Stúdio Arte e Cenografia e o valor O valor do edital é de R$ 4.690.365,97. Inclusive, o contrato já foi assinado e a ordem de início de serviços será dada nos próximos dias. O diretor da empresa, Roberto Gallo, afirmou que está prevista para começar os trabalhos no dia 18 de julho e que tem o período de 10 mês para concluir a cenografia dos tanques.
“Temos um trabalho intensivo pelo frente, aproximadamente 270 dias, acredito que são 10 meses de para conseguir concluir, dependendo do nosso trabalho é esse período. A gente sabe que obra tem determinados momentos que não depende só de nós, tem interface com filtragem, com a arte de visores, impermeabilização, tudo isso será um grande trabalho em equipe”, explica.
E para executar o trabalho, a equipe da Gallo Stúdio junto com Roberto vão morar em Campo Grande. “Vamos morar aqui por um ano, nós realizamos um acompanhamento integral do nosso trabalho”, assegura. A empresa tem pelo menos, no currículo, quatro trabalhos em aquários da mesma proporção que o de Mato Grosso do Sul. “Entre eles tem o aquário do Rio de Janeiro, hoje o maior aquário da America Latina e o nosso último trabalho que foi o aquário de Balneário Camboriú , mais esse aqui será um dos mais bonito pela dimensão”, assegura.
Confira outras notícias de cidades acessando a edição digital do jornal O Estado MS.
(Texto: Rafaela Alves/Publicado por João Fernandes)