Repetindo 2019, Capital não atinge meta de vacinação

Último balanço da Sesau mostra que era necessário vacinar mais de 5 mil pessoas para atingir cobertura vacinal

Pelo segundo ano consecutivo, Campo Grande não atingiu a cobertura vacinal estabelecida pelo Ministério da Saúde. Nos dois últimos dias de vacinação, segunda- -feira (29) e ontem (30), a Capital precisava imunizar 5,5 mil pessoas pertencentes aos grupos prioritários para atingir a meta de vacinação, ou seja, ter 90% de cobertura vacinal.

Mas foi impossível se for levado em conta que foi preciso de uma semana para imunizar 6,4 mil pessoas. Esse é o número de pessoas que receberam a vacina entre os dias 22 e 28 de junho. No total, de acordo com informações da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública), até o domingo (28), 221.822 pessoas foram imunizadas e a cobertura vacinal é de 87,81%

Conforme a superintendente em Vigilância em Saúde da Sesau, Veruska Lahdo, não é possível relacionar a baixa procura com a pandemia. “Não dá para dizer que as pessoas não procuraram as unidades onde as doses estavam disponíveis, inclusive farmácias, justamente para não gerar aglomerações, por conta da COVID-19. Ainda mais que no ano passado a gente também não conseguiu atingir a cobertura vacinal e ficou perto dos 87%, então tem outros fatores como as fakes news que falam que as vacinas causam efeitos colaterais, entre outras mentiras”, revelou.

Vale ressaltar ainda que a campanha de vacinação contra a gripe foi prorrogada em mais de um mês pelo Ministério da Saúde. A data final era 22 de maio e não 30 de junho. Na época que foi anunciada a prorrogação, dia 29 de maio, a justificativa foi justamente pela baixa procura da vacina.

Segundo a pasta federal, dos 77,7 milhões de pessoas que fazem parte dos públicos-alvo, apenas 63,53% haviam sido imunizados. Por nota, a assessoria de imprensa do ministério informou que a campanha não terá uma nova prorrogação e ainda que os municípios que ainda tiverem doses disponíveis da vacina poderão imunizar o público que procurar a unidade de saúde.

Confira a reportagem completa e outras notícias de cidades na edição virtual do jornal O Estado MS.

(Texto: Rafaela Alves/Publicado por João Fernandes)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *