Porto Murtinho fica em estado de emergência por erosões em dique

O governo prorrogou por mais seis meses o estado de emergência em Porto Murtinho em razão de erosões que atingiram, em 28 de outubro de 2019, o dique de proteção contra cheias do Rio Paraguai. A manutenção da emergência na cidade considera, entre outras condicionantes, recomendação da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, que monitora a cidade e acompanha as ações de reparação.

No decreto de prorrogação de emergência publicado ontem (30) no DOE (Diário Oficial do Estado) observa-se o início do período de cheias no Pantanal, que pode provocar o agravamento da situação e colocar em risco a população, causando até possíveis prejuízos ao tráfego de embarcações.

Segundo a Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos), o projeto de recuperação da estrutura está dividido em duas etapas. A primeira delas, que compreende a obra de emergência de recuperação e reforço da cortina de contenção do dique, está em andamento com serviços iniciados em maio.

A segunda etapa do projeto prevê a manutenção do dique de contenção após a recuperação. Essa parte da obra está em fase de elaboração de projeto executivo, que deve durar até dois meses e antecede a licitação para seleção de empresa que vai executar a obra.

(Texto: Dayane Medina com assessoria/Publicado por João Fernandes)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *