Consórcio Guaicurus trabalha em plano após decisão da Justiça

O Consórcio Guaicurus tem dez dias para elaborar o plano de biossegurança para prevenção contra o novo coronavírus. A decisão foi dada após o MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) entrar com uma ação civil pública em maio pedindo a regularização das medidas de biossegurança no transporte público de Campo Grande. Agora, consórcio e prefeitura devem criar as regras de prevenção. Apesar da decisão favorável, a multa diária de R$ 50 mil em caso de descumprimento proposta pelo MPMS não foi acatada pelo juiz.

A ação foi motivada após vistorias do MPMS em abril, nos dias 8, 9, 14, 15, 28 e 29, nos terminais Morenão, Guaicurus, Estação Pegfácil Hércules Maymone, Aero Rancho, Bandeirantes, General Osório, Nova Bahia, Júlio de Castilho e Moreninhas. O juiz que deferiu a decisão, José Henrique Neiva de Carvalho e Silva, salientou também que, no prazo de dez dias, o município, a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) e o Consórcio Guaicurus deverão reforçar a limpeza dos ônibus, principalmente nos pontos de contato das mãos dos usuários, no recolhimento às garagens, antes de iniciar novas viagens e periodicamente ao longo do dia com água e sabão ou álcool 70%, e ainda que seja realizada limpeza dos banheiros dos terminais com maior frequência e reposição de itens de higiene como sabonete líquido e papel toalha.

O diretor-presidente do Consórcio Guaicurus, João Rezende, informou que já está preparando o plano de biossegurança. “Nós já estamos desenvolvendo um plano de biossegurança, mas como ainda não fomos notificados não posso dizer se já constam as solicitações do Ministério Público. Então, assim que formos notificados, vamos avaliar, e, se preciso, refazer alguns pontos para entregar a banca examinadora da prefeitura”, explicou. Rezende garantiu que a higienização dos ônibus já está sendo realizada.

O diretor-presidente da Agetran, Janine Bruno, também afirmou que a higiene dos banheiros, que são de responsabilidade do município, já está sendo feita com mais frequência. “A limpeza já está ocorrendo mais e nós já colocamos o sabonete líquido em todos os banheiros. Acredito que muitas dessas solicitações que estão no material do MPMS, porque ainda não fomos notificados oficialmente, o município já fez”, revelou.

Confira a reportagem completa e outras notícias de cidades na edição virtual do jornal O Estado MS.

(Texto: Rafaela Alves/Publicado por João Fernandes)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *