‘Ciclone bomba’ pode causar ventos com até 100 km por hora

A chegada de um ‘ciclone bomba’ nesta terça-feira (30) deixa Mato Grosso do Sul em alerta para ventos entre 60 km/h e 100km/h. Há risco de queda de árvores, destelhamento de casas e danos gerais em edificações e plantações. O alerta foi emitido pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) e vale para 54 municípios, incluindo Aquidauana e Anastácio.

O aviso possui caráter preventivo com objetivo de evitar acidentes. Caso ocorra o evento descrito, a Defesa Civil Estadual recomenda não se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e que os motoristas não estacionem perto de placas de propaganda ou torres de transmissão. Além de Aquidauana e Anastácio, a ventania pode ocorrer também em Bonito, Dois Irmãos do Buriti, Jardim, Guia Lopes da Laguna e Nioaque.

Conforme informações da coordenadora do Cemtec (Centro de Monitoramento de Tempo e Clima), Franciane Rodrigues, a formação deste ciclone extratropical é conhecida pelos meteorologistas como “ciclone bomba” e ocorre quando a pressão atmosférica no centro do ciclone cai de forma significativa num período de 24 horas e deve atuar com maior intensidade nos estados da Região Sul do Brasil. Apesar do nome assustador, é um fenômeno comum causador de vento como qualquer ciclone.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia para Mato Grosso do Sul, espera-se rajadas de vento ao longo desta terça-feira (30) e mudanças no tempo a partir de quarta (1) com o aumento de nebulosidade e possibilidade para pancadas de chuvas nas próximas 48 horas. Após a passagem do “ciclone bomba”, o destaque será a forte massa de ar frio que resultará em queda acentuada nas temperaturas no Estado.

(Texto:Ana Beatriz Rodrigues)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *