Plano para conter COVID deve endurecer medidas em municípios

Decreto vai orientar as 79 cidades sobre enfrentamento ao vírus

Medidas mais rígidas em regiões com alto índice de contágio do novo coronavírus: esta é a nova estratégia do governo do Estado para conter a disseminação do vírus. No decreto que deve ser publicado nesta sexta-feira (26), os dados citam o fechamento do comércio e restrição de algumas atividades para que a economia e a saúde andem em conjunto.

Mas essas medidas não devem atingir Mato Grosso do Sul como um todo, já que as regiões que apresentam o vírus sob controle podem passar por flexibilizações. O anúncio do novo plano de combate foi realizado pelo governador Reinaldo Azambuja, ontem (25), durante transmissão on-line.

A produção do plano de combate contou com a participação da OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde) e da SES (Secretaria de Estado de Saúde), e o plano terá como função orientar os 79 municípios. “Vamos publicar um decreto que norteia as ações de saúde e questões econômicas, dá para trabalhar conjuntamente. Nós vamos nortear os locais em que temos uma contaminação maior, a restrição muitas vezes de algumas atividades, sem paralisação, que podem conjuntamente trabalhar, preservando a saúde e preservando a atividade econômica”, frisou Reinaldo.

As medidas tomadas no início da pandemia levaram o Estado a registrar, até o momento, o menor número de contaminações e mortes do país em relação aos outros estados da Federação. MS possui uma das maiores liberdades nas atividades econômicas ainda. “Isso mostra que dá para nós continuarmos trabalhando cientificamente respeitando os profissionais de saúde e encaminhando essas questões [econômicas]”, reiterou o governador.

Confira o material completo na edição desta sexta-feira (26), do caderno de cidades, do jornal O Estado MS.

(Texto: Amanda Amorim/Publicado por João Fernandes)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *