Nuvem de gafanhotos a 100 quilômetros do Brasil deixa produtores rurais em alerta

Imagens de um fenômeno conhecido como “nuvens de gafanhotos”, em movimento dentro do território argentino, invadiram as redes sociais nos últimos dias. Contudo, após o alerta emitido pelo Serviço Nacional de Sanidade e Qualidade Agroalimentar da Argentina, o Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) afirmou que, segundo dados de previsões meteorológicas para a Região Sul do Brasil, é pouco provável afirmar, até o presente momento, que a nuvem avançará em território brasileiro.

Nas redes sociais, a ministra Tereza Cristina informou que um grupo já está acompanhando o deslocamento dos gafanhotos, e que medidas e ações já estão sendo estudadas, principalmente no Rio Grande do Sul, para a adoção de eventuais ações de controle da praga.

“O Ministério da Agricultura tomou conhecimento dessa nuvem de gafanhotos que está em território argentino e que tem possibilidades de chegar ao território brasileiro. Montamos já um plano de monitoramento para acompanhar o deslocamento desses gafanhotos. A gente espera que eles não cheguem ao Brasil, mas já tem um grupo de acompanhamento para estudar as ações que podem ser tomadas e implementadas caso isso aconteça”, pontuou.

Ainda segundo o Ministério da Agricultura, desde 2015 tem ocorrido com relativa frequência a formação de nuvens desses insetos nos países vizinhos, como Bolívia, Paraguai e Argentina. Em virtude desses registros, está em elaboração um manual de orientações de ações de controle da praga, direcionado aos produtores rurais e aos órgãos estaduais de defesa agropecuária e de extensão rural.

Confira a matéria completa aqui, em nossa versão digital

(Texto: publicado no site por Michelly Perez/ Karine Alencar)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *