O Governo do estado de Mato Grosso do Sul com apoio da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) e com recursos do Fadefe (Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Econômico e Equilíbrio Fiscal do Estado), enviou a Mundo Novo recurso financeiro para a produção da pecuária leiteira.
Por meio de convênio assinado hoje pelo secretário Jaime Verruck, da Semagro, e o prefeito de Mundo Novo, Valdomiro Brischiliari, serão repassados R$ 82.186,90, oriundos do Fadefe, para a reativação da unidade processadora de leite da Asproleite. Serão adquiridos equipamentos novos como pasteurizadora, empacotadora e iogurteira. A contrapartida da administração municipal na realização do projeto será de R$ 23.703,20.
O secretário Jaime Verruck lembra que a política de fomento à agricultura familiar em Mato Grosso do Sul engloba a assistência técnica aos produtores e a preparação para o mercado, por meio do associativismo. “O convênio com a prefeitura nos permite apoiar a associação dos produtores de leite de Mundo Novo, que agora vai produzir leite pasteurizado, barriga mole e derivados. Esse é um dos focos da Semagro. Por meio da assistência técnica da Agraer temos atuado no fortalecimento da bacia leiteira do Estado para elevar a produção e estruturar as agroindústrias”.
Gerenciado pela Semagro, o Fadefe é composto por repasses das empresas contempladas pela Lei de Incentivos Fiscais do Estado e tem por finalidade o apoio a iniciativas que promovam a geração de emprego e renda e melhorem as condições de vida das pessoas. Além de iniciativas como essa de Mundo Novo, o Fadefe financia obras de drenagem, pavimentação e iluminação em núcleos industriais.
Veja também: Cassems amplia leitos de UTI em Campo Grande e Dourados
(Texto: Inez Nazira com informações do Portal MS)