5 junho 2020, 11:31
Crédito: Reprodução

OMS declara América Latina como novo epicentro da Covid-19

A América Latina se torna o novo epicentro da pandemia do novo coronavírus, a declaração foi dada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), nessa sexta-feira (22).

Durante coletiva de imprensa, o diretor do programa de emergências da OMS, Michael Ryan, ressaltou que o Brasil é o país da região mais afetado pela Covid-19. Além disso, ele fez um alerta para a situação no Amazonas.

“A maioria dos casos é da região de São Paulo, mas também Rio de Janeiro, Ceará, Amazonas, Pernambuco estão sendo afetados”, comentou Ryan. “Mas em termos de taxas de ataque, as mais altas estão, na verdade, no Amazonas: cerca de 490 pessoas infectadas para cada 100 mil habitantes, que é uma taxa de ataque bem alta”, acrescentou.

Ryan foi questionado se a Organização Mundial da Saúde está oferecendo algum apoio ao Brasil, que ontem (21) bateu novamente o recorde de mortes diárias, com 1.188 óbitos, elevando o número total para mais de 20 mil. “Em termos de resposta, nossos colegas na Opas [braço da OMS nas Américas] estão fornecendo ajuda direta ao governo e a muitos dos estados que estão sendo duramente afetados, incluindo o Amazonas”, explicou.

Segundo ele, a América Latina se tornou o novo epicentro da doença, principalmente porque muitas nações estão registrando um aumento na quantidade de casos. “Claramente há preocupação em muitos desses países, mas certamente o mais afetado é o Brasil neste momento”, concluiu.

(Texto: Inez Nazira com informações do IstoÉ)

Veja também

PF investiga superfaturamento em mascaras cirúrgicas distribuídas em MS

A Polícia Federal cumpriu cinco mandados de busca e apreensão na quinta-feira (4) durante a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *