6 junho 2020, 5:13
Crédito: Reprodução/OHoje

Lábios ressecados: cuidar e proteger a boca é fundamental

O tempo frio deixa os lábios ressecados com tendência a fissura e descamação. Mas a exposição excessiva ao sol sem proteção também é ruim e pode inclusive, desencadear o aparecimento de herpes labial. A pele da nossa boca é muito fina e sensível, por isso é preciso mantê-la sempre bem hidratada.

É necessário cuidar e proteger a boca durante o ano todo e fazer da hidratação labial um hábito. Se aquelas pelinhas chatas te incomodam, fique atento as dicas da dermatologista e professora do Curso de Medicina da Uniderp Jessica Mustafá.

“No frio os lábios ressecam principalmente pela baixa umidade do ar e presença de fatores externos, como o vento e as baixas temperaturas. Lembrando que a mucosa labial possui menor quantidade de sebo, além de ser mais delicada do que a pele normal”, explica a dermatologista.

De acordo com Jessica, hidratação labial com produtos específicos para a área da boca e proteção associada à radiação UV e consumo de água são essenciais para a saúde dos lábios. “Considerando a forma tópica, temos produtos à base de manteiga de karité, pantenol, lipídios. Não esquecer a ingesta hídrica adequada, pois a principal hidratação vem de dentro para fora”, recomenda a profissional.

Muita gente acha que o esfoliante remove o excesso de pele e deixa os lábios prontos para receber a hidratação, mas a dermatologista não recomenda. “Esfoliar os lábios não é uma opção segura, pois pode acarretar microtraumas e fissuras, levando ao sangramento e infecções”, afirma.

O que também é instintivo é passar a língua nos lábios para dar uma sensação de alívio do ressecamento. “A saliva desempenha importante papel na hidratação dos lábios, ela serve para hidratar e lubrificar a mucosa labial”, garante.

Dicas de ouro

*Beba água regularmente.

*Hidrate a mucosa de forma intermitente.

*Evite traumatizá-la puxando a pele quando ocorre descamação.

*Invista em hidratantes labiais associados a fotoproteção UV.

(Texto: Bruna Marques )

Veja também

Chocolate pode causar problemas de saúde dos pets

Assim como para nós, humanos, uma alimentação saudável e balanceada proporciona melhor qualidade de vida …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *