Reinaldo Azambuja fala sobre casos de Covid-19 no Estado

O Governador do Estado de Mato Grosso do Sul Reinaldo Azambuja (PSDB), participou do programa Jovem Pan para falar sobre os casos de coronavírus (Covid-19) em MS, o Estado que registrou o menor índice de infectados em 385 casos, e apenas 11 vítimas fatais da doença até o momento. O que chama a atenção para que medidas tomadas pelo governador, sejam adotadas em outros territórios Brasileiros.

“No dia 31 de janeiro nós montamos um centro de operações especiais, dividimos as responsabilidades em todas as secretarias. Paralisamos aulas, paralisamos inúmeras atividades, mantivemos apenas os serviços essenciais e criamos o teletrabalho para o servidor. Fizemos questão de conversar com todos o prefeitos dos 79 municípios, a fim de coordenar as ações de servidores dentro das repartições. Com isso, registramos o total de 385 casos, e apenas 22 desses pacientes tiveram que ser internados. No momento, somente 8 dos contaminados estão internados em UTIs, e conseguimos organizar as unidades de saúde com mais leitos, sendo 502 UTIs em todo o Estado” explica Azambuja.

Para o executivo da pasta, as medidas mais importantes foram os decretos municipais de isolamento, como por exemplo, o toque de recolher em cidades com o maior número de habitantes. Isso foi o que impediu o maior contágio de pessoas pela (Covid-19). “Vale lembrar também, que todo apoio as pessoas em vulnerabilidade foi muito importante. Distribuímos cestas básicas, tivemos a isenção de tarifa de água e energia elétrica, e as medidas de apoio ao setor produtivo, que puderam manter os empregos com precaução” conclui.

Casos de Covid-19 em MS

Até ontem segunda-feira (11), Mato Grosso do Sul teve mais mais 23 testes positivos para o novo coronavírus. Sendo assim, o total de pessoas infectadas pela doença em todo Estado chegou 385. A Secretaria de Estado de Saúde (SES) monitora mais 35 casos suspeitos. Um novo balanço deve ser atualizado no boletim epidemiológico desta terça-feira (12).

Dos 385 casos registrados, 151 permanecem em isolamento domiciliar, 201 estão sem sintomas e já estão recuperados. Vinte e cinco estão internados, sendo 15 em hospitais públicos e dez em hospitais privados. Dois pacientes internados são procedentes de fora do Estado e um é de fora do País. Foram registrados onze óbitos até o momento.

Infectados e mortes no Brasil

No Brasil, foram registrados 168.331 casos de pessoas infectadas pelo novo coronavírus (Covid-19) e 11.519 vítimas fatais do vírus. As informações são do Ministério da Saúde.

(Texto: Karine Alencar)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *