24 outubro 2020, 21:50
Crédito: Divulgação/Portal MS

Coronavírus não foi criado em laboratório, mostra estudo

O novo coronavírus (Sars-CoV-2) surgiu de mutações na natureza e não foi criado em laboratório manipulando o vírus Sars. É o que aponta um grande estudo realizado por pesquisadores do Scripps Research Institute e publicado na revista especializada “Nature Medicine”.

“Em meio a uma emergência sanitária global da Covid-19, é compreensível entender o porque é importante conhecer a origem da pandemia. Entender detalhadamente como um vírus animal fez um salto de espécie para infectar o homem de maneira tão eficaz nos ajudará a prevenir eventos similares no futuro”, escreveram os especialistas.

Analisando as características genéticas do Sars-CoV-2, “não acreditamos que seja plausível qualquer cenário que leve à criação em laboratório”, pois ele tem características “incontestáveis” de vírus natural. Segundo a equipe pesquisadores, que inclui especialistas norte-americanos, britânicos e australianos, agora é preciso descobrir em qual etapa ele desenvolveu características tão específicas e próprias – se quando invadiu o hospedeiro ou apenas depois de contaminar os humanos.

Recentemente, diversas teorias conspiratórias acusavam a China de ter criado o vírus propositalmente em laboratório. Por conta disso, diversas crises diplomáticas aconteceram – inclusive com o governo brasileiro.

(Istoé)

Veja também

Quatro UPAs realizarão atendimento infantil neste sábado

As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e os Centros Regionais de Saúde (CRS) realizam atendimento …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *