Banco Central projeta crescimento zero do PIB em 2020

O Banco Central revisou a projeção de variação do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro de 2,2% para estabilidade, ou seja, zero. A estimativa foi publicada no RTI (Relatório Trimestral de Inflação), divulgado nesta quinta-feira (26).

De acordo com a autoridade monetária, a alteração na expectativa foi feita depois de impactos econômicos expressivos da pandemia de covid-19. O surto de coronavírus deve ter maior efeito sobre a economia no 2º trimestre de 2020.

Os Estados adotaram uma série de medidas para restringir o fluxo de pessoas e evitar a disseminação da doença. O Ministério da Economia também revisou de 2,1% para 0,02% a estimativa de crescimento do PIB do país em 2020.

Além do coronavírus, o Banco Central disse que a recuperação da atividade econômica perdeu fôlego a partir do 4 trimestre do ano passado. “Resultados abaixo do esperado em indicadores econômicos no final de 2019 e início de 2020 afetaram a expectativa de desempenho da atividade no primeiro trimestre”, afirmou o relatório.

(Texto: Poder 360)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *