Água de coco: Benefícios para a sua saúde

Ela hidrata, possui antioxidantes, é rica em vitaminas e ajuda o corpo a funcionar com mais eficiência

O verão não está de brincadeira, nos últimos dias os termômetros veem marcando 35° na capital, por conta das altas temperaturas as pessoas estão sempre procurando uma forma de aliviar o calorão e a água de coco é uma forte opção para essa época do ano.

Fontes de boas gorduras, de acordo com a nutricionista Graziele Ferreira, a bebida ainda hidrata e nutri a pele. “A água de coco tem capacidade de hidratar e dar brilho tanto a pele quanto os cabelos, visto que tem nutrientes como ferro e zinco, que estão envolvidos com a saúde dos mesmos. Traz melhores resultados associada a uma dieta rica em proteínas”, esclarece.

Rica em frutose, sódio, potássio e magnésio, a água de coco é uma forte aliada da saúde nos dias de maiores temperaturas, principalmente após atividades físicas. “Em casos de sudorese intensa como nos dias de maior temperatura ou após exercícios físicos de alta intensidade onde há perda de eletrólitos, a água de coco é uma ótima escolha, visto que pode haver, nesses casos, a perda de nutrientes que a água de coco é capaz de repor”, revela a profissional.

Dentre seus muitos benefícios, a água de coco têm ainda, baixo teor calórico, ajuda na perda de peso, mas é preciso consumir com moderação. “A água de coco tem uma baixa densidade energética, ou seja, fornece poucas calorias por dose, sendo 38 calorias em 200ml. Entretanto, essas calorias advêm principalmente de frutose, um açúcar simples, que, em excesso, pode elevar a glicemia rapidamente e favorecer acúmulo de gordura. Nenhum alimento por si só tem a capacidade de nos fazer ganhar ou perder peso. A perda de peso é induzida única e exclusivamente por deficit calórico. Nesse contexto, a água de coco pode ser inserida, como parte de uma dieta individualizada onde o tratamento se adapta ao paciente, não o contrário”, revela a nutricionista.

Apesar de ser uma ótima fonte de hidratação, é fundamental que as pessoas estejam ciente que priorizar a ingestão de água pura é essencial. “A água comum jamais poderá ser substituída, visto que suas funções no organismo são fundamentais para seu correto funcionamento, das quais podemos citar o transporte de substâncias; a composição de células, sangue e líquidos digestivos; e controle de temperatura corporal. A água normal não deve sair da sua dieta mesmo se você consome água de coco diariamente”, afirma Graziele.

Água de coco natural X Água de coco industrializada

A água de coco integral é a mais pura de todas as industrializadas. É a que as pessoas devem procurar no mercado. Trata-se da água que veio da fruta para a embalagem sem adição de qualquer outro ingrediente. Entretanto, fica proibido exibir dizeres como ‘100% água de coco’, ‘100% natural’ e semelhantes no rótulo.

A água de coco padronizada é a água retirada da fruta que pode ser acrescida de água de coco concentrada, água de coco desidratada, açúcares a no máximo 0,5g/100ml do produto final, ou até mesmo uma junção desses ingredientes.

Em janeiro deste ano foi aprovada uma nova normativa do Ministério da Agricultura que permite a adição de aditivos químicos, com exceção de edulcorantes a todas as versões de águas de coco industrializadas, por esse motivo, deve se prestar atenção no rótulo antes de comprar.
Quem gosta e não consegue ficar sem tomar a água de coco deve dar preferência à água da fruta in natura, ou seja, coco verde, onde a maior parte dos nutrientes estão preservados e não há adição de aditivos químicos.

(Texto: Bruna Marques)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *