Últimos dias do Verão com ar quente e úmido no Centro-Oeste

O ar quente, úmido e abafado predomina em todo o Centro-Oeste do Brasil. Os últimos dias do Verão terminam com a cara da estação na Região. Nesta quarta-feira (18), o sol brilha forte em quase todos os estados do Centro Oeste e faz calor.

Segundo informações do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), chuva e trovoadas devem ocorrer na região sul de Mato Grosso do Sul. Nas demais áreas do Estado, àquela típica pancada de chuva isolada de verão acontecem durante à tarde.

Os termômetros registram temperaturas elevadas por todo o território sul-mato-grossense, a máxima será de 38°C e a mínima fica na casa dos 21°C. Já a umidade relativa do ar fica entre 85% e 35%.

Em Campo Grande, o tempo segue parcialmente nublado com possibilidade de chuva no período vespertino. A temperatura máxima na Capital atinge a marca de 32ºC, enquanto a temperatura mínima atinge 24ºC.

Clima tropical 

O forte aquecimento e a disponibilidade de umidade favorece a formação de nuvens do tipo cumulonimbus e a ocorrência de pancadas de chuva isoladas a partir da tarde de moderada a forte intensidade com raios e rajadas de vento, inclusive em Campo Grande.

Os cumulonimbus são as nuvens que provocam raios, muitas vezes também com intensas rajadas de vento e chuva forte. Tecnicamente elas podem se formar em qualquer época do ano, em qualquer lugar, mas é durante o verão que é a quantidade destas nuvens é maior.

(Texto: João Fernandes com Climatempo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *