Médicos cubanos serão chamados para trabalhar na pandemia

Os médicos cubanos que integram o programa “Mais Médicos” serão chamados para ajudar no controle da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). O anúncio foi realizado pelo secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo.

De acordo com informações da Uol, o secretário informou que estudantes de medicina a partir do sexto semestre e médicos aposentados também serão solicitados. Segundo Gabbardo, a medida visa repor parte parte da mão de obra perdida durante o trabalho, já que os médicos também ficam doentes.

“A preocupação com o médico é muito importante porque ele é muito atingido com o coronavírus. Na Itália aconteceu isso, 40% da força médica e de enfermagem a gente perde no transcorrer da doença, porque eles ficam doentes. Mesmo que os sintomas deles sejam leves, eles têm que ser isolados para não ficar transmitindo a doença para os seus pacientes”, disse.

“Esses cinco mil médicos que vão ser chamados irão para a atenção básica de todo o país. E vamos fazer mais do que isso: nós vamos chamar a partir de amanhã (hoje, 16), todos os médicos cubanos que estavam trabalhando no programa inicial. Eles vão ser chamados. Assim como estudantes de medicina a partir do sexto ano e um chamado para médicos aposentados. Com certeza mais de cinco mil médicos”, afirmou.

O Ministério da Saúde informou ontem (15) que o Brasil tem 200 casos confirmados da doença.

(Texto: Jéssica Vitória com informações da Uol)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *