CPI: Sorteadas unidades consumidoras para a perícia da USP

A CPI da Energisa realizou na manhã desta segunda-feira (16) o sorteio das unidades consumidoras que terão os medidores eletrônicos periciados por especialistas da Universidade de São Paulo (USP), campus de São Carlos. A Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor (Procon/MS) fez inicialmente a triagem dos processos relativos à cobrança abusiva e cobrança indevida, sendo filtrados o total de 2.289. Desses processos, foram sorteados 300.

“O sorteio eletrônico é o mais rápido e transparente. Dos 300 sorteados, serão periciados 200, atendendo o que é determinado pela ABNT [Associação Brasileira de Normas Técnicas], considerando a população de Campo Grande. Optamos em fazer 100 a mais caso aconteça imprevistos, como unidade fechada ou não autorizada. A partir do dia 18 será contado o prazo de sete dias úteis para retirada dos relógios. No dia 27 será realizado o transporte do material para São Carlos. Todos os envolvidos podem acompanhar como forma de garantir total lisura no processo”, informou o relator da CPI, deputado Capitão Contar (PSL).

Os equipamentos serão analisados pela equipe técnica do Departamento de Engenharia da USP, que irá produzir os laudos. Perícia técnica credenciada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) também participará do estudo.

A Comissão investiga, desde novembro de 2019, possíveis irregularidades nas contas de energia elétrica em Mato Grosso do Sul. Qualquer cidadão pode fazer denúncias, sugestões ou reclamações à CPI da Energisa, através do telefone (67) 3389-6509 ou no e-mail [email protected]. O sigilo é garantido caso o denunciante solicitar.

(Texto: Inez Nazira com informações do Portal da Agência ALEMS)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *