Coronavírus: China alivia restrições e mortes aumentam

Várias regiões da China relaxaram as proibições de viagem nesta segunda-feira (24) em áreas afetadas pelo surto do coronavírus Covid-19, após a diminuição do surgimento de novas infecções. Ao mesmo tempo, crescem as preocupações na Europa com o aumento dos casos da doença no norte da Itália, onde cinco mortes foram confirmadas.

Nenhum novo caso foi detectado em 24 das 31 províncias chinesas, incluindo Pequim – onde não houve registros pelo segundo dia consecutivo – e Xangai. Estes foram os registros mais positivos desde que a Comissão Nacional de Saúde iniciou a divulgação diária das ocorrências, no dia 20 de janeiro.

Segundo os números oficiais, desde o início do surto em dezembro, o coronavírus contagiou 77.936 mil pessoas e matou 2.442 mil na China. Desde domingo (23), foram confirmados apenas 11 novos casos em seis províncias, enquanto em Hubei, o epicentro do surto do Covid-19, as infecções caíram de 630 para 398 em apenas um dia.

O presidente Xi Jinping comemorou a tendência de queda e pediu a reativação das atividades econômicas e a reabertura do comércio nas províncias consideradas de baixo risco. As demais, segundo o líder chinês, devem permanecer concentradas no controle do surto.

Algumas fábricas, comércios e locais de construção fora de Hubei retomaram suas atividades, ainda que parcialmente. Muitos trabalhadores ainda não retornaram do feriado do Ano Novo chinês, que foi estendido em razão do surto.

Europa

Ao mesmo tempo em que a situação começa a demonstrar sinais de alívio na China, aumentam as preocupações com o surto do Covid-19 na Europa. Na Itália, até o momento, em torno de 200 casos foram registrados desde a sexta-feira (21) e cinco pessoas morreram, fazendo com que o país se tornasse o mais afetado fora da Ásia.

Mais de uma dezena de cidades nas províncias da Lombardia e do Vêneto, com população combinada de em torno de 50 mil pessoas, foram colocadas sob quarentena.

Na noite de domingo (23), a Áustria chegou a suspender durante quatro horas o transporte ferroviário com o país vizinho em razão de suspeitas de infecção em dois passageiros. Após exames descartarem a contaminação pelo coronavírus, os trens voltaram a circular normalmente.

A Comissão Europeia afirmou nesta segunda-feira (24) que não considera suspender viagens entre países que integrem o espaço Schengen, onde há o livre trânsito entre fronteiras, mas informou que prepara um plano de contingências após o agravamento do surto no norte da Itália.

(DW com João Fernandes)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *